domingo, fevereiro 22, 2026
19.5 C
Pinhais

7 verdades essenciais sobre saúde física e mental – 22/02/2026 – Equilíbrio

É possível condensar muita sabedoria em poucas palavras. O jornal americano New York Times conversou com médicos e outros especialistas e lançou um desafio simples, mas poderoso: criar um mantra de bem-estar —uma ou duas frases que resumam verdades essenciais sobre saúde física e mental.

Em tempos de rotinas aceleradas e estresse crônico, esses mantras surgem como bússolas práticas para o dia a dia. Dos conselhos sobre sono e movimento aos alertas sobre bem-estar, envelhecimento e alimentação, as respostas revelam lições universais, adaptáveis a qualquer idade ou contexto. Veja o que os especialistas disseram.

1 – ENVELHECER É ALGO BOM

Segundo Alison Moore, diretora do Instituto Stein de Pesquisa sobre Envelhecimento e do Centro para o Envelhecimento Saudável, ficar mais velho nos torna mais sábios, mais resilientes, mais tolerantes e mais felizes.

Haverá mudanças e desafios. Concentre-se no que você pode fazer —não no que não pode.

2 – O CAMINHO PARA A SAÚDE PASSA PELO INTESTINO

Para Eric Topol, fundador e diretor do Instituto de Pesquisa Translacional Scripps, o intestino se comunica com o cérebro e com o sistema imunológico, os dois sistemas de órgãos mais importantes para manter nossa saúde e prevenir doenças relacionadas à idade.

Acontece que o intestino é o protagonista, segundo Topol.

3 – O SONO É IMPORTANTE

O sono é importante, mas não o importante o suficiente para perder o sono por causa delo, diz Sujay Kansagra, especialista em sono pediátrico do Centro Médico da Universidade Duke.

O sono afeta quase todos os aspectos da nossa saúde mental e física. Mas algumas pessoas ficam tão ansiosas com isso que a hora de dormir se torna um campo de batalha.

Quando nos preocupamos menos com o sono e buscamos ajuda profissional se necessário, muitas vezes ele melhora.

4 – EDUQUE MENOS, BRINQUE MAIS

Se seu filho não está pedindo ajuda, deixe-o em paz, afirma Carla Naumburg, assistente social clínica e autora de “How to Stop Losing Your Sh*t With Your Kids” (Como parar de perder a cabeça com os seus filhos, em tradução).

Na perspectiva de Naumburg, é importante passar menos tempo gerenciando os sentimentos dos filhos —especialmente os desagradáveis— e mais tempo compartilhando coisas que você ama. Nem tudo precisa ser uma experiência de aprendizado.

Ethan Kross, autor de “Shift: Managing Your Emotions — So They Don’t Manage You” (Mudança: Gerenciando suas emoções – para que elas não controlem você, em tradução), sugere descobrir quais exercícios funcionam melhor para você.

Existem dezenas de ferramentas, como escrever um diário, conversar com um conselheiro de confiança, contemplar a imensidão da natureza e muitas outras. Diferentes combinações ajudam diferentes pessoas em diferentes situações.

6 – ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NÃO SÃO COMIDA DE VERDADE

Segundo Andrew T. Chan, chefe da Unidade de Epidemiologia Clínica e Translacional do Hospital Geral de Massachusetts, alimentos ultraprocessados são projetados para ter um gosto bom. Isso ignora o motivo pelo qual comemos, que é a nutrição.

7 – BEM-ESTAR NÃO É O MESMO QUE NÃO ESTAR DOENTE

Nosso bem-estar é caleidoscópico, incluindo não apenas saúde física e emocional, mas também dimensões sociais, financeiras, intelectuais e outras, segundo Jessi Gold, psiquiatra e diretora de bem-estar do Sistema da Universidade do Tennessee.

Você precisa equilibrar todas elas para prosperar e florescer.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas