Com uma base de dados utilizada à exaustão pelos robôs de inteligência artificial, a Wikipédia completou 25 anos nesta quinta-feira (15) ainda longe de ter um para chamar de seu.
Mas o trabalho colaborativo de milhares de editores ao redor do mundo em 65 milhões de artigos já deixou, gostem ou não, uma marca nas plataformas que hoje transformam a internet e movimentam bilhões de dólares em diversos setores.
A Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que controla a enciclopédia digital, disse nesta quinta que no último ano estabeleceu parcerias com Microsoft, Mistral AI, Perplexity e outras startups menores para acessar o conteúdo de seus projetos. As empresas se juntam a nomes como Amazon, Google e Meta.
“Elas podem acessar conteúdo de projetos Wikimedia num volume e velocidade elaborados especificamente para suas necessidades, ao mesmo tempo em que apoiam diretamente nossa missão sem fins lucrativos”, disse a fundação.
A Wikipédia, que se denomina “a espinha dorsal do conhecimento na internet”, está hoje entre os 10 sites mais visitados no mundo, com 15 bilhões de acessos mensais.
Em paralelo aos acordos comerciais, Wikimedia também reforçou em comunicado que a estratégia interna de IA divulgada no ano passado existe para apoiar o trabalho dos colaboradores humanos. Como a Folha mostrou, o direcionamento causou polêmica entre os voluntários.
Uma das ideias da fundação é aplicar modelos de linguagem abertos para identificar o uso de adjetivos ou a falta de fontes em verbetes. Com isso, a Wikimedia espera que uma edição feita por um voluntário de primeira viagem seja mais facilmente aceita, o que faria com que ele eventualmente retornasse à função.
No geral, essa estratégia de IA passa por frentes como automatizar tarefas tediosas para ajudar no fluxo de trabalho dos editores, automatizar tradução e ampliar a integração de novos voluntários.
“A Wikipédia mostra que o conhecimento é humano, e o conhecimento precisa de humanos. Especialmente agora, na era da IA, precisamos do conhecimento abastecido por humanos da Wikipédia mais do que nunca”, disse em nota Selena Deckelmann, diretora executiva de produto e tecnologia da Wikimedia.
Para celebrar a efeméride, a Wikimedia lançou um site interativo que conta a trajetória da enciclopédia ao longo do quarto de século e uma série de documentários mostrando os bastidores do trabalho de editores. Hoje, são mais de 250 mil voluntários.
“Contra todas as chances, a Wikipédia cresceu e se tornou a espinha dorsal do conhecimento na internet hoje. A Wikipédia demonstra 25 anos da humanidade em seu melhor, provando que quando as pessoas se reúnem no espírito da construção de confiança e colaboração, elas podem tornar o impossível possível”, disse no comunicado Jimmy Wales, cofundador da Wikipédia e membro do conselho de administração da Wikimedia.
Autor: Folha





