quarta-feira, fevereiro 4, 2026
17.9 C
Pinhais

Produtos prometem reverter cabelos brancos; entenda – 30/01/2026 – Primeira Pele

Ter o primeiro fio de cabelo branco é sinal de desespero para alguns. Outros, além de não ligarem, abraçam a ideia e aceitam com orgulho o visual grisalho. Pensando no primeiro grupo, desenvolvedores de cosméticos criaram linhas que prometem não só prevenir o aparecimento, mas também reverter os fios brancos que já existem.

O lançamento mais recente foi o Sérum de Prevenção Antissinais Regenerador Capilar Lumina, da Natura, que afirma trazer esses benefícios em 90 dias de uso diário, mantendo a pigmentação natural e postergando a aparição dos fios brancos. A fórmula tem como ativos o óleo de rícino, cafeína e peptídeos.

Há outros produtos no mercado que seguem a mesma linha. Também usando peptídeos, o produto Phyto Re30, da marca Phyto Paris, promete repigmentar os fios, enquanto o Greyverse usa o peptídeo biomimético do alfa-MSH –um hormônio estimulante dos melanócitos).

A solução capilar Pielus Forte, da Mantecorp, tem o foco na nutrição e força da raiz dos cabelos, recuperando fibras danificadas. No entanto, como complemento, promete prevenir o aparecimento de fios brancos e recuperar a cor natural dos cabelos, com ativos como biotina e blend de aminoácidos.

Segundo o dermatologista Gustavo Novaes, ainda não há evidências científicas robustas o suficiente para afirmar que um cosmético é eficaz em prevenir ou reverter cabelos brancos. “Alguns ativos cosméticos podem melhorar a saúde do couro cabeludo, reduzir o estresse oxidativo e, teoricamente, retardar danos celulares, mas isso não equivale a impedir a perda de melanócitos do folículo piloso”, diz.

O médico analisa que as fórmulas dos produtos acima são interessantes e podem contribuir para a saúde do couro cabeludo e do fio no geral, mas sem a garantia de manter ou restaurante os pigmentos. A cafeína, por exemplo, pode estimular a microcirculação e o crescimento capilar, enquanto extratos vegetais têm ação antioxidante. No entanto, segundo ele, isso não interfere diretamente na sobrevivência dos melanócitos.

Já a biotina, aminoácidos e alguns outros ativos são voltados à qualidade da fibra capilar. “A biotina só tem impacto significativo quando existe deficiência desta vitamina, o que é relativamente raro na população geral, e os aminoácidos atuam mais na estrutura do fio do que na pigmentação”, afirma Novaes.

O dermatologista diz que os ativos com mais evidências científicas são os baseados em peptídeos relacionados ao hormônio estimulante de melanócitos, mas afirma que ainda são resultados preliminares e faltam ensaios clínicos independentes que comprovem a repigmentação consistente em humanos.

“Na prática, a maioria desses produtos pode trazer benefícios cosméticos, como melhora da saúde do couro cabeludo, ação antioxidante, aumento da densidade e qualidade dos fios“, explica. As estratégias mais promissoras envolvem terapias celulares e epigenéticas, mas ainda estão distantes de acontecerem na prática clínica, acrescenta.

Como surgem os cabelos brancos

O dermatologista explica que os fios brancos surgem principalmente porque as células que produzem a melanina dentro do folículo piloso, os melanócitos, são progressivamente perdidas ao longo do envelhecimento. “Por isso, o embranquecimento dos cabelos é considerado um marcador biológico do envelhecimento, assim como as rugas e perda de elasticidade da pele”, diz.

Mas ter cabelos grisalhos não é uma exclusividade dos mais velhos. Como a genética é o principal fator para o aparecimento de cabelos brancos, diz Novaes, isso explica por que algumas pessoas apresentam os fios brancos muito cedo.

Ele explica que a canície –aparecimento de cabelos brancos– é um fenômeno multifatorial, influenciado por genética, estresse oxidativo, inflamação e envelhecimento celular do folículo piloso.

Alguns fatores ambientais e clínicos podem acelerar o processo são: tabagismo, poluição, estresse oxidativo, deficiências nutricionais (especialmente da vitamina B12), e algumas doenças autoimunes, como vitiligo e alterações da tireóide.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas