sexta-feira, janeiro 16, 2026
17.8 C
Pinhais

Cães da Polícia Penal reforçam segurança no Litoral durante o Verão Maior Paraná

Quem circula pelo Litoral do Paraná pode não perceber, mas a segurança durante o Verão Maior Paraná também conta com um reforço especial. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) emprega a atividade com cães em ações que fortalecem a fiscalização nas unidades prisionais, apoiam operações integradas e aproximam a instituição da população durante a temporada.

“A principal função dos cães durante a temporada é reforçar a segurança das unidades prisionais do litoral, atuando principalmente na detecção de objetos ilícitos, como entorpecentes, armas de fogo e aparelhos celulares, seja no interior das celas ou na inspeção de veículos, materiais e cargas que ingressam nas unidades prisionais. Além disso, os cães de faro prestam apoio integrado a outras forças de segurança, ampliando a eficiência das ações conjuntas durante a operação”, explica o policial penal Wesley de Souza Mattos.

Por trás da atuação operacional, há um trabalho contínuo de preparo e treinamento. A formação dos cães começa ainda na fase de filhote e envolve processos de socialização, obediência e estímulos específicos, como a exposição a estampidos e a ambientes de alta pressão. Conforme a aptidão e a função a ser desempenhada, o treinamento é direcionado para atividades de detecção, guarda e proteção ou apresentações, sempre conduzidas por policiais penais especializados.

“Durante as operações, eles são expostos a estímulos intensos, como grande concentração de pessoas, ruídos elevados, odores diversos e situações de crise, incluindo motins e rebeliões. Todo esse contexto exige um treinamento contínuo e rigoroso, que prepare o cão para atuar com precisão, controle e segurança, mesmo sob alto estresse operacional”, afirma o policial penal.

O emprego dos cães representa um reforço estratégico nas ações realizadas ao longo do ano, uma vez que ampliam significativamente a capacidade operacional das equipes. “Os cães realizam buscas de forma precisa, chegando a ser cerca de 70% mais rápidas e eficientes do que a busca exclusivamente humana, o que otimiza o tempo das operações, reduz riscos aos policiais e aumenta a efetividade na localização de ilícitos, contribuindo diretamente para o sucesso das operações”. 

Além do reforço à segurança, a atividade com cães também cumpre um papel importante de aproximação com a sociedade. Durante a temporada de verão, demonstrações de obediência e disciplina chamam a atenção de moradores e veranistas, contribuindo para fortalecer a imagem institucional da PPPR e aproximar o trabalho desenvolvido da população.

NOVOS CÃES — A entrega de novos cães operacionais à Polícia Penal do Paraná integrou a programação de abertura do Verão Maior Paraná, reforçando as ações de segurança e fiscalização desenvolvidas pela instituição durante a temporada. A entrega integrou o conjunto de investimentos em viaturas e equipamentos destinados ao fortalecimento da atuação das forças de segurança no período de maior movimento no estado. 

Ao todo, foram incorporados quatro cães operacionais, com perfis voltados à detecção de ilícitos e à proteção e guarda. Com um investimento total de R$ 143,5 mil, os animais ampliam a capacidade de apoio às ações da Polícia Penal em atividades rotineiras e operações integradas, fortalecendo o emprego de cães em estratégias de segurança pública ao longo do ano.

Autor: Agencia Paraná

Destaques da Semana

Me disseram que ninguém vai ler este texto

Me disseram que ninguém vai ler este texto. Tem...

Justiça suspende edital de medicina para membros do MST

Uma decisão liminar do juiz Ubiratan de Couto Maurício...

O que muda no acesso à Ilha do Mel com novo sistema de controle

A Ilha do Mel é um dos destinos turísticos...

O Banco Master e a queda de braço entre Toffoli e a sociedade

Há duas verdades incontestáveis sobre o escândalo do Banco...

Temas

Me disseram que ninguém vai ler este texto

Me disseram que ninguém vai ler este texto. Tem...

Justiça suspende edital de medicina para membros do MST

Uma decisão liminar do juiz Ubiratan de Couto Maurício...

O Banco Master e a queda de braço entre Toffoli e a sociedade

Há duas verdades incontestáveis sobre o escândalo do Banco...

Há 20 anos, Avestruz Master arruinou economia de 40 mil pessoas

Duas décadas antes de o Banco Master ter suas...

Série no Disney+ traça a origem de Silvio Santos

A série documental "Silvio Santos: Vale Mais do Que...

EUA iniciam retirada de pessoal em base no Oriente Médio

O governo dos Estados Unidos começou a retirar, de...
spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img