Nesta segunda-feira (2), a Fuvest divulgou em suas redes sociais um esclarecimento sobre a correção das notas de redação do primeiro dia da segunda fase do vestibular, realizada em 14 de dezembro de 2025.
Segundo a fundação responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo), a banca avaliadora corrigiu as redações com base em uma grade de valor de zero a 40 pontos.
No entanto, no resultado divulgado aos candidatos, a pontuação do primeiro dia da segunda fase foi apresentada de forma proporcional, em uma escala de zero a 50 pontos.
De acordo com a Fuvest, essa conversão foi feita a partir de uma variação de desempenho originalmente calculada de zero a 100 pontos.
Para esclarecer, a fundação publicou uma tabela em suas redes sociais detalhando a relação entre a nota atribuída pela banca examinadora e a pontuação efetivamente computada no resultado final do primeiro dia. Veja a tabela abaixo.
Em nota oficial, a Fuvest afirmou que “nenhum candidato foi prejudicado, nem teve sua redação corrigida com rigor excessivo”.
A instituição também reconheceu que a explicação sobre o método de cálculo deveria ter sido apresentada no momento da divulgação dos resultados e pediu desculpas pela demora na comunicação.
Nas redes sociais, alguns estudantes que participaram do vestibular comentaram sobre o esclarecimento da Fuvest sobre a nota. Os usuários classificaram como “vergonha” e também criticaram o posicionamento da fundação sobre o tema somente agora.
Autor: Folha
















