O Enem começa neste domingo (9) e deve reunir mais de 195 mil estudantes em todo o Paraná. Desse total, 72 mil são alunos da rede estadual de ensino que concluem o Ensino Médio neste ano.
Mais de 195 mil estudantes fazem o Enem no Paraná
A aplicação da prova, considerada a principal porta de entrada para o ensino superior, acontece em duas etapas, nos dias 9 e 16 de novembro.
No primeiro dia, os participantes respondem às provas de Linguagens, Códigos, e Ciências Humanas e à Redação. Já no domingo seguinte (16), será a vez das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 questões objetivas.
Os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante do Inep, onde constam informações sobre o local de prova, horários e atendimento especial, se necessário.
LEIA TAMBÉM
Últimas dicas
O que levar para o Enem? Saiba o que pode ou não entrar na sala de aula
Reta final
Enem 2025: confira dicas para garantir um bom desempenho na prova
Enem Paraná auxilia na preparação para a prova
Para apoiar os estudantes, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) intensificou ações pedagógicas com o Recurso Educacional Digital (RED), lançado em março deste ano: o Enem Paraná. A plataforma oferece:
- Videoaulas e simulados;
- Metodologias de estudo personalizadas;
- Acesso gratuito pelo celular ou computador, mesmo sem internet.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o empenho dos professores e o apoio aos alunos neste momento decisivo:
“O Enem é um momento muito importante na vida dos nossos estudantes. Nossos professores estão comprometidos em orientá-los e oferecer o suporte necessário.”
Orientações para o dia da prova
No dia do Enem, os portões abrem ao meio-dia (horário de Brasília) e fecham às 13h. As provas têm início às 13h30. Os candidatos devem levar:
- Documento oficial com foto;
- Caneta preta de material transparente.
Manter a calma, chegar com antecedência e revisar os conteúdos são atitudes que, segundo educadores, podem fazer a diferença no desempenho.
Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.




