Um tenista amador de Sydney, Jordan Smith, levou para casa um cheque de US$ 661 mil (R$ 3,5 milhões) , nesta quarta-feira (14), depois de ter mantido a calma para vencer o ‘One Point Slam’, torneio amistoso que precede o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano.
O confronto colocou jogadores amadores e celebridades contra um seleto grupo de 24 profissionais, incluindo nomes como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Iga Swiatek, em formato no qual aquele que vencesse o primeiro ponto avançava de fase.
Smith, que se classificou como campeão estadual de Nova Gales do Sul, superou Sinner, bicampeão do Aberto da Austrália e vice-líder do ranking, e Amanda Anisimova, número quatro do mundo, antes de vencer Joanna Garland na final.
A taiwanesa Garland, número 117 do ranking feminino, chegou à final após ter derrotado o número três do mundo, Alexander Zverev, Nick Kyrgios, que já foi finalista de Wimbledon, e Maria Sakkari (52ª do ranking).
“Não sei mais o que dizer. Vindo para cá hoje, eu já estava feliz em ganhar um ponto. Estava muito nervoso, mas gostei de estar aqui. Foi uma experiência incrível”, disse Smith, que planeja comprar uma casa com o prêmio.
O evento, parte da semana de abertura do torneio em Melbourne, teve um formato de eliminação direta com “pedra, papel e tesoura” para determinar quem sacaria ou receberia, e o vencedor do ponto avançava para a rodada seguinte.
Os amadores tinham direito a dois saques, mas os jogadores com ranking da ATP (associação dos tenistas profissionais) ou WTA (associação das tenistas profissionais) só podiam sacar uma vez.
A grega Sakkari eliminou o número um do mundo, Alcaraz, após o espanhol ter errado uma bola curta na rede.
“O drop shot é meu golpe, não sei o que aconteceu”, disse um perplexo Alcaraz.
Swiatek, dona de seis títulos de Grand Slam, foi eliminada pelo espanhol Pedro Martinez (71º do ranking), que arrancou suspiros da plateia na Rod Laver Arena ao surpreender o número 10 do mundo, Alexander Bublik, com um saque por baixo.
“Dei a ele uma provinha do próprio veneno”, disse Martinez sobre Bublik, conhecido por seu toque fenomenal e predileção por golpes de efeito.
O Australian Open ocorrerá de 18 de janeiro a 1º de fevereiro no Melbourne Park.
Autor: Folha





