O ministro da Educa7ão, Camilo Santana, afirmou em entrevista ao Bastidores CNN que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ampliado sua popularidade na região Nordeste. Segundo Santana, esse crescimento está diretamente relacionado às ações implementadas pelo atual governo federal.
“O Lula tem crescido, tem ampliado os seus percentuais”, declarou Santana. Durante a entrevista, o ministro destacou que, apesar de realidades políticas diferentes em cada estado nordestino, a aprovação de Lula permanece forte em toda a região.
Questionado sobre o cenário eleitoral em diversos estados do Nordeste, Santana explicou que as dinâmicas políticas variam significativamente. “São realidades diferentes. Por exemplo, se você olha o Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) está muito bem e praticamente não tem adversário. Se você colocar qualquer outro candidato contra o Elmano de Freitas (PT) no Ceará, o Elmano ganha disparado”, exemplificou.
Programas sociais como base de apoio
Para justificar o crescimento da popularidade presidencial, Santana enumerou diversas iniciativas governamentais que, segundo ele, tém impactado positivamente a vida dos nordestinos. Entre as ações mencionadas estão a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, programas sociais como o Vale-Gás, investimentos em rodovias, saúde, educação e o programa Pé-de-Meia, que atendeu quase 6 milhões de estudantes desde 2023.
“Não tenho dúvida que o presidente Lula terá uma grande maioria nos estados do Nordeste brasileiro”, afirmou o ministro, acrescentando que os avanços econômicos, como a menor taxa de desemprego da série histórica, inflação controlada e crescimento do país, também contribuem para esse cenário favorável.
Santana concluiu que o debate eleitoral deste ano deve se concentrar em mostrar “o que o governo tem feito” e permitir que “a população possa avaliar quem realmente tem feito pelo país e pelo povo brasileiro”.
Autor: CNN Brasil
















