Os satélites da Nasa registraram pelo menos cinco poderosas explosões de energia no Sol, conhecidas como erupções solares, nos últimos três dias.
A agência americana alertou que a Terra deve ser atingida ainda nesta semana por materiais resultantes dessas liberações.
Elas podem afetar as comunicações de rádio, as redes elétricas, os sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas, segundo o comunicado. As erupções solares observadas nos últimos dias foram classificadas com diferentes graus de intensidade e força: o primeiro clarão foi de X1.0; o segundo de X8.1; o terceiro de X2.8; o quarto clarão de X1.6; enquanto a quinta foi classificada como uma erupção de X1.5.
A classe X indica os clarões mais intensos, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.
O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, que monitora as atividades no Sol constantemente, capturou imagens dos eventos.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), a explosão X8.1, a mais forte entre as registradas, provocou a ejeção de material solar, que atingirá a Terra entre os dias 5 e 6 de fevereiro, esta quinta e sexta-feira.
A agência explicou que os efeitos no planeta devem ser de fraca intensidade e podem gerar auroras boreais.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)







