quinta-feira, fevereiro 5, 2026
18.3 C
Pinhais

Renan assume caso Master no Senado: a investigação vai andar?

Foi instalada ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que é presidida pelo senador Renan Calheiros (que já foi presidente do Senado e já foi ministro da Justiça), uma subcomissão para acompanhar as investigações do Master. Mas essa subcomissão, segundo o Renan Calheiros, tem poderes de convocar pessoas, testemunhas ou investigados, de pedir quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e de fazer diligências. Então, é quase uma CPI. Ou ele está tentando com isso criar uma alternativa para uma CPI que não fuja do controle dele. Não sei, eu estou só dando alternativas. E aí ele disse que “o caso deve ser encarado de frente”. Eita cartilha de Paulo Freire, né? Quero ver encarar de costas. É impossível, né? Encarar de frente.

Aí ele diz mais: “Não haverá retaliação contra ninguém, mas se for encontrado algum senador ou deputado com culpa, não haverá omissão”. Gente, ele está avisando: “Olha, nós vamos investigar a fundo. Quem tiver culpa que vá limpando aí os celulares, os computadores, os indícios e as provas”. Não precisava avisar, quando a surpresa é que funciona. E aí perguntaram: “E até Lula?”, porque Lula recebeu o Vorcaro. Aí eles disseram: “Não, nós vamos mandar uma carta para o presidente se explicar”. É Lula. E há ainda o caso do banco BRB, que está com reclamações dizendo que estão cobrando de gente que já pagou, porque o Master não deu baixa. Ele estava vendendo como se fosse crédito para o BRB. Ibaneis está cada vez mais cercado, e há investigações da Polícia Federal no BRB, que é o banco estatal de Brasília.

CPI mista, TCU e Banco Central em jogo

Quanto ao TCU, porque tem um ministro lá do TCU que resolveu defender Vorcaro e acusar o Banco Central. Tem o diretor de fiscalização do Banco Central que teria dado informações tendentes a fazer o Banco de Brasília ficar com boa vantagem em relação ao Master, é o que se disse aí nessas fofocalhadas todas. E aí tem um requerimento: já foi protocolado um requerimento de CPI mista, que tem 42 assinaturas de senadores e 238 assinaturas de deputados.

Caso Master e o dinheiro da Previdência

Bom, ainda falando desse assunto, Vorcaro, nesta quinta-feira, teria que ser ouvido na CPI da Previdência. Ele está envolvido até no desvio do dinheiro dos idosos da Previdência, dos aposentados e pensionistas. Até nisso o Master estava envolvido. Mas tinha a convocação, mas decidiram: “não, vamos deixar para depois do carnaval”. Que vergonha! Será que o carnaval ainda é um marco para o país? Eu não conheço ninguém que esteja perturbado em participar de carnaval ou acompanhar carnaval. A pessoa quer trabalhar, quer produzir, quer produzir renda, riqueza. Mas, enfim, fica tudo para depois do carnaval. Pobre país, está sobrando tudo nesse país.

Frio recorde em Cuba e a narrativa do clima

E queria falar para vocês sobre o aquecimento global, né? Como é que está? Meu sobrinho mandou, lá de Orlando, foto com água congelada: o pingo que parou na queda, congelou. Cuba está com zero grau. Nunca! Nunca, lá nessa ilha do Caribe, a temperatura foi tão baixa: zero grau Celsius. Agora, imagine Cuba terminando o combustível para se aquecer nas casas, sem uma cultura de frio, faltando cobertores, roupas de frio, né? Pobre do povo cubano. 

E por falar em Cuba, para falar em frio, no Japão houve 30 mortes. O Japão tem equipamento contra o frio, 30 mortes por causa do frio, nevascas excessivas. Nos Estados Unidos também. Eu mostrei para vocês outro dia que, no verão do Hemisfério Sul, um navio de turismo ficou preso nas proximidades da Antártica, né? Um navio neozelandês foi socorrido por um quebra-gelo da Guarda Costeira americana.

E, na Venezuela, imaginem só: um sujeito que era ministro do Maduro, que era o testa de ferro, ministro da indústria, foi demitido pela presidente Delcy Rodriguez. E agora foi preso por autoridades venezuelanas e americanas, e vai ser extraditado a pedido dos Estados Unidos. Foi preso também o dono da TV Globovisión, Raúl Gorrín. O Raúl Gorrín fazia lavagem de dinheiro e estava sendo investigado nos Estados Unidos. Aí os Estados Unidos pediram e a polícia venezuelana prendeu. Vejam só.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas