sexta-feira, novembro 28, 2025

STF diz que recreio escolar pode integrar jornada de professor

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13), que o recreio escolar pode integrar ou não a jornada de trabalho de professores da rede privada, dependendo da comprovação de que o profissional estava à disposição da instituição durante o intervalo. A decisão altera o entendimento que vinha sendo aplicado pela Justiça do Trabalho.

Segundo o STF, a regra geral é que o recreio integre a jornada de trabalho, mas os empregadores podem provar na ação trabalhista que o professor utilizou o intervalo exclusivamente para fins pessoais, sem atender alunos ou desempenhar outras funções.

VEJA TAMBÉM:

Até então, o período de recreio era obrigatoriamente computado como tempo à disposição do empregador, sem possibilidade de exceções.

Com a nova decisão, cada caso deverá ser analisado individualmente, mediante comprovação de como o intervalo é utilizado na prática.

Constitucionalidade do tema é confirmada pelo STF

O julgamento analisou a constitucionalidade de decisões da Justiça do Trabalho que sempre consideraram o recreio como parte da jornada. A discussão chegou ao STF após recurso da Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades (Abrafi), que contestou entendimentos do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Como votaram os ministros

O relator, ministro Gilmar Mendes, votou contra o entendimento de obrigatoriedade do cômputo do recreio como jornada. Seu voto foi acompanhado pelos ministros:

  • Flávio Dino
  • Cristiano Zanin
  • André Mendonça
  • Nunes Marques
  • Dias Toffoli
  • Cármen Lúcia

O único voto divergente foi o do presidente do STF, Edson Fachin, que defendeu que o recreio deve ser sempre considerado tempo à disposição da escola.

Processos suspensos serão retomados

Em março do ano passado, Gilmar Mendes havia suspendido nacionalmente todos os processos sobre o tema. Com o encerramento do julgamento, as ações deverão ser retomadas e passam a seguir o novo entendimento do STF.

Autor Original

Destaques da Semana

Cortejo de Natal estreia com desfile musical na Rua XV nesta sexta

O tradicional cortejo de Natal pelo calçadão...

Pesquisa mostra disputa acirrada pelo Senado no Paraná em 2026

Um levantamento do Instituto Real Time Big Data divulgado...

governo não considera privatizar os Correios

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img