quinta-feira, fevereiro 5, 2026
23.1 C
Pinhais

Danone faz recall de fórmulas infantis na Europa – 05/02/2026 – Equilíbrio e Saúde

A gigante francesa de alimentos Danone fez o recall de mais de 120 lotes de fórmula infantil das marcas Aptamil e Milumil na Áustria e na Alemanha, afirmou a Ages, órgão de segurança alimentar da Áustria, em comunicado.

A Danone confirmou que está realizando o recall “no contexto de recomendações atualizadas sobre cereulida“, disse a empresa.

A Danone e vários outros fabricantes emitiram recalls de fórmula infantil que pode estar contaminada com a toxina que causa náusea, vômito e diarreia em mais de 60 países desde dezembro.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), da União Europeia, disse na segunda-feira (2) que o limite permitido em fórmulas infantis da toxina cereulida, produzida pela bactéria Bacillus cereus, deveria ser reduzido em mais da metade. A substância motivou o recall global desses produtos.

O recall de fórmula infantil potencialmente contaminada aumentou a pressão sobre a empresa chinesa Cabio Biotech, fornecedora do ingrediente usado em fórmulas infantis que é suspeito de estar contaminado.

Com sede na cidade de Wuhan, no centro da China, a Cabio Biotech é uma das maiores produtoras mundiais de ARA (ácido araquidônico), um ácido graxo usado principalmente em fórmulas e produtos alimentícios para bebês para imitar nutrientes do leite materno. A cereulida foi descoberta no ARA.

A Danone disse que os consumidores devem devolver as embalagens de fórmula infantil objeto do recall às lojas. O tamanho dos lotes dos fabricantes varia, e eles não informaram quantas embalagens foram afetadas pelos recalls.

Em janeiro, a Nestlé anunciou um recall de lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino no Brasil devido a possível presença da toxina cereulide.

A ação vem logo após o anúncio de um recall global, que envolve ao menos outros dez países no mundo, principalmente da Europa. A substância foi identificada, segundo a empresa informou à época, durante análises periódicas de qualidade.

A Nestlé também fez o recolhimento de alguns lotes de seus principais produtos de nutrição infantil em toda a Europa.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas