sexta-feira, fevereiro 6, 2026
30.8 C
Pinhais

Com anúncios e experiências gastronômicas, Estado promove o turismo no Show Rural

A Secretaria do Turismo (Setu) participa do Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel, no Oeste do Paraná, com uma estrutura de 200 metros quadrados voltada ao atendimento institucional dos municípios e à promoção dos destinos paranaenses. O principal destaque é o Gabinete Itinerante, espaço técnico para reuniões com prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e empreendedores, onde serão analisados projetos, alinhadas diretrizes e encaminhadas demandas de infraestrutura turística.

Na segunda-feira (9), às 15h, o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, falará sobre o pacote de obras acompanhadas pela pasta em 19 municípios, que somam mais de R$ 270 milhões em investimentos. O encontro será no estande da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com a presença de parlamentares e lideranças regionais.

Os recursos para as obras são do Fundo Paraná Mais Cidades, sob gestão da Secretaria das Cidades, e são liberados aos municípios por meio do programa Paraná + Infra, iniciativa da Setu, que qualifica a infraestrutura turística, moderniza espaços estratégicos e fortalece rotas e produtos regionais, envolvendo investimento em revitalizações, aquisição de equipamentos e instalação de sinalização turística.

As Declarações de Relevante Atrativo Turístico (Darit) também fazem parte da agenda técnica. O documento é uma certificação concedida pelo Governo do Estado aos municípios com projetos e equipamentos do setor turístico, que atendem às diretrizes estabelecidas pela Setu. As Darit serão tratadas no momento de atendimento às prefeituras, que ocorrerá no mesmo horário e local do anúncio do pacote de investimento.

“Mais do que um estande promocional, o espaço funcionará como sala de articulação direta com as gestões locais”, explica o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. Segundo ele, a iniciativa integra a estratégia de territorialização do turismo, aproximando o Estado dos municípios e acelerando a qualificação dos destinos, com foco em infraestrutura, organização da oferta e geração de oportunidades regionais.

EXPOSITORES – A estrutura da Setu reunirá 50 expositores cadastrados, entre meios de hospedagem, agências de viagens e produtores regionais de cafés, queijos, pães, artesanato e souvenirs. Os espaços contam com degustações, itens promocionais, pesquisas de avaliação do evento e ações de inteligência de mercado, cujos dados vão subsidiar o planejamento das políticas públicas do turismo a partir de 2026.

A programação inclui apresentações musicais diárias, voos cativos de balão com a marca Paraná (segunda a quarta-feira, conforme condições climáticas) e atrações gastronômicas com pratos típicos do Oeste, como o Porco no Rolete, de Toledo, o Peixe Recheado na Grelha, de Maripá, e a Cuca com Linguiça. As ações reforçam a integração entre produção rural, identidade cultural e turismo gastronômico.

Para o secretário Leonaldo Paranhos, a presença no Show Rural amplia o diálogo com os municípios e consolida o turismo como vetor de desenvolvimento territorial. “Estamos trazendo a secretaria para dentro do evento, com atendimento direto aos prefeitos, anúncios de investimentos e apoio técnico aos projetos locais”, complementou.

Autor: Curitiba Turismo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas