Dois aeroportos no sudeste da Polônia tiveram suas operações suspensas como medida de precaução devido a ataques russos em território ucraniano, informaram autoridades polonesas neste sábado (7).
“Em razão da necessidade de garantir a possibilidade de livre operação da aviação militar, os aeroportos de Rzeszow e Lublin suspenderam temporariamente as operações de voo”, publicou a Agência Polonesa de Serviços de Navegação Aérea no X (ex-Twitter).
As duas cidades ficam próximas à fronteira do país com a Ucrânia, sendo Rzeszow o principal centro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para fornecimento de armas à Ucrânia.
A aviação militar começou a operar no espaço aéreo polonês devido aos ataques russos à Ucrânia, informou o Comando Operacional das Forças Armadas Polonesas.
“Essas ações são de natureza preventiva e têm como objetivo proteger e resguardar o espaço aéreo, particularmente em áreas adjacentes às regiões ameaçadas”, disse o Exército.
O serviço de rastreamento de voos FlightRadar24 publicou no X que o fechamento envolveu aeronaves da Otan operando na área.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos informou em um aviso que os dois aeroportos estavam inacessíveis devido à atividade militar relacionada à garantia da segurança do Estado.
No mês passado, Rzeszow e Lublin suspenderam as operações por um período, mas as autoridades afirmaram na ocasião que não havia ameaça ao espaço aéreo polonês.
A Rússia lançou mais de 400 drones e cerca de 40 mísseis para atacar o setor energético da Ucrânia, mirando a rede elétrica, instalações de geração e subestações de distribuição, disse o presidente Volodimir Zelenski.
“Todos os dias, a Rússia poderia escolher a diplomacia de verdade, mas escolhe novos ataques”, ele publicou no X. “É crucial que todos que apoiam as negociações trilaterais respondam a isso. Moscou deve ser privada da capacidade de usar o frio como instrumento de pressão contra a Ucrânia.”
Autor: Folha




















