sábado, fevereiro 7, 2026
18.3 C
Pinhais

Vídeo: cientistas criam robô ‘ginasta’ que muda de forma – 07/02/2026 – Economia

Cientistas no Reino Unido criaram um robô macio, semelhante a uma geleia, que pode mudar de forma rapidamente e se mover quando controlado por campos elétricos externos, no que descrevem como um passo em direção a máquinas mais adaptáveis para tarefas em que robôs rígidos enfrentam dificuldades.

O trabalho, liderado pelo pesquisador associado da Universidade de Bristol, Ciqun Xu, em colaboração com colegas de Bristol e da Queen Mary University of London, tem como foco um novo material que a equipe chama de gel eletromorfo, ou e-MG.

O composto gelatinoso pode ser induzido a girar, esticar, espalhar, dobrar e torcer sob campos elétricos cuidadosamente organizados, aplicados por meio de arquiteturas de eletrodos ultraleves, permitindo que um único sistema execute múltiplos tipos de movimento.

“Ele pode fazer alongamento, flexão, torção —diferentes tipos de deformação e locomoção”, explicou Xu.

Em demonstrações, um protótipo de “ginasta humanoide” feito de e-MG usou seu corpo flexível e estruturas ativas semelhantes a membros para se deslocar balançando ao longo de uma superfície suspensa, “ajustando e torcendo o campo elétrico ao seu redor para controlar a manipulação e locomoção do robô”, disse Xu.

A robótica macia tem como objetivo criar máquinas flexíveis e adaptáveis, inclusive para dispositivos vestíveis e área da saúde, mas muitos sistemas enfrentam problemas com velocidade, amplitude de movimento e controle independente de mudanças complexas de forma.

Os pesquisadores afirmaram que o controle por campo elétrico também poderia reduzir a dependência de configurações magnéticas volumosas e caras usadas em algumas abordagens anteriores, e que componentes de e-MG poderiam ser combinados com peças rígidas convencionais para construir máquinas híbridas adaptadas a tarefas específicas.

“Ele pode ser funcionalizado de diferentes maneiras. No futuro, podemos integrar capacidades sensoriais aos materiais para torná-lo mais poderoso, mais próximo de aplicações no mundo real”, disse Xu.

“Por exemplo, é possível fazer exploração ambiental — se enviarmos os robôs para ambientes inexplorados e usarmos o campo elétrico externamente, de forma remota, para controlá-lo, fazê-lo se mover pela área e explorar o ambiente.”

Autor: Folha

Destaques da Semana

Caso cão Orelha: conheça o software francês que ajudou polícia a localizar suspeito

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu, nesta semana,...

Balneário Camboriú inaugura primeiro píer alfandegado do Brasil

Conhecida pelos arranha-céus e forte apelo turístico, a cidade...

Pancreatite: Brasil tem 6 mortes suspeitas ligadas a canetas emagrecedoras

O Brasil registrou seis mortes suspeitas e 145 casos...

Lula diz que 90% dos evangélicos ganham benefícios do governo

O presidente Lula (PT) defendeu, neste sábado (7), que...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas