sábado, fevereiro 7, 2026
18.3 C
Pinhais

Ato reúne milhares em Milão contra os Jogos de Inverno – 07/02/2026 – Esporte

Milhares de pessoas foram às ruas de Milão neste sábado (7) em um protesto contra o alto custo de vida e preocupações ambientais no primeiro dia completo dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina.

A marcha, organizada por sindicatos, grupos de direito à moradia e ativistas comunitários de centros sociais, busca destacar o que os ativistas chamam de modelo de cidade cada vez mais insustentável, marcado por aluguéis em alta disparada e desigualdade crescente.

Um grupo de cerca de cem manifestantes atirou fogos de artifício, bombas de fumaça e garrafas contra a polícia após se separar do corpo principal da manifestação.

Policiais com equipamento antimotim e escudos responderam com canhões de água para tentar dispersar o grupo, alguns dos quais usavam capuzes e lenços para cobrir o rosto. A ordem foi restabelecida após alguns minutos.

Seis pessoas foram detidas na confusão, segundo fontes policiais. Cerca de 10 mil participavam do protesto.

As Olimpíadas coroam uma década em que Milão viveu um boom imobiliário após a Expo Mundial de 2015, com moradores locais pressionados pelo aumento do custo de vida enquanto um regime tributário italiano para novos residentes ricos, somado ao Brexit, atrai profissionais para a capital financeira.

Alguns grupos também argumentam que as Olimpíadas são um desperdício de dinheiro público e recursos, apontando para projetos de infraestrutura que, segundo eles, prejudicaram o meio ambiente em comunidades de montanha.

Uma faixa estendida pela rua dizia: “Vamos retomar as cidades, vamos libertar as montanhas”.

“Estou aqui porque estas Olimpíadas são insustentáveis —econômica, social e ambientalmente”, disse Stefano Nutini, 71, sob uma bandeira do Partido da Refundação Comunista.

Ele argumentou que a infraestrutura olímpica impôs um pesado fardo às cidades de montanha que sediam eventos nesta primeira edição amplamente dispersa dos Jogos de Inverno.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) destaca que os Jogos estão usando majoritariamente instalações existentes, tornando-os mais sustentáveis.

Na frente do cortejo, cerca de 50 pessoas carregavam árvores estilizadas de papelão para representar os lariços que, segundo eles, foram derrubados para construir uma nova pista de bobsled em Cortina d’Ampezzo.

“Árvores centenárias, sobreviventes de duas guerras… sacrificadas por 90 segundos de competição em uma pista de bobsled que custou 124 milhões (de euros)”, dizia outra faixa.

Marcha ocorre sob forte esquema de segurança

Segundo estimativas da polícia, mais de 10 mil pessoas participavam da marcha.

Os manifestantes partiram da praça central Medaglie d’Oro para percorrer quase quatro quilômetros até o bairro de Corvetto, no quadrante sudeste de Milão, uma região historicamente operária.

Uma manifestação no fim de semana passado da extrema esquerda na cidade de Turim se tornou violenta, com mais de cem policiais feridos e quase 30 manifestantes presos, segundo balanço do Ministério do Interior.

O protesto deste sábado segue uma série de ações na preparação para os Jogos, incluindo manifestações na véspera da cerimônia de abertura que denunciaram a presença na Itália de agentes do ICE dos Estados Unidos e o que ativistas descrevem como os fardos sociais e econômicos do projeto olímpico.

O Greenpeace também organizou protesto contra o patrocínio dos Jogos Olímpicos pela gigante petrolífera Eni, na quinta-feira (5).

A marcha ocorre sob forte esquema de segurança enquanto Milão recebe líderes mundiais, atletas e milhares de visitantes para o evento esportivo global, incluindo o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que foi vaiado durante a cerimônia de abertura dos Jogos.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Caso cão Orelha: conheça o software francês que ajudou polícia a localizar suspeito

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu, nesta semana,...

Balneário Camboriú inaugura primeiro píer alfandegado do Brasil

Conhecida pelos arranha-céus e forte apelo turístico, a cidade...

Pancreatite: Brasil tem 6 mortes suspeitas ligadas a canetas emagrecedoras

O Brasil registrou seis mortes suspeitas e 145 casos...

Lula diz que 90% dos evangélicos ganham benefícios do governo

O presidente Lula (PT) defendeu, neste sábado (7), que...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas