
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que foi responsabilidade de sua equipe o compartilhamento de um vídeo com conteúdo racista que apresentava Barack e Michelle Obama como macacos. O vídeo foi publicado na conta oficial do presidente no Truth Social na quinta-feira (6) e permaneceu disponível por cerca de 12 horas até ser removido.
A imagem em que o casal Obama aparece representado como macacos surge de forma repentina, com pouco mais de um segundo de duração, dentro de em um vídeo que tratava de suposta fraude eleitoral nas eleições de 2020.
Em uma entrevista concedida a bordo do avião presidencial, Trump disse ter assistido apenas ao início do vídeo e afirmou que a publicação foi retirada assim que tomou conhecimento do conteúdo. Antes disso, o governo já havia atribuído o episódio a um “erro de um funcionário”.
Trump diz que não vai pedir desculpas pelo ocorrido
Durante a entrevista, o presidente também declarou que não pretende pedir desculpas, alegando não ter responsabilidade direta pela postagem. “Eu entreguei para as pessoas que normalmente olham tudo, mas acho que alguém não olhou, acabou postando, e nós tiramos do ar”, afirmou.
Mais cedo, na manhã deste sábado (7), antes do pronunciamento de Trump, a Casa Branca classificou as críticas ao vídeo como “falsa indignação”. A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que o conteúdo era apenas um meme da internet, que retratava o presidente Trump como o “rei da selva” e os democratas como personagens de O Rei Leão. “Por favor, parem com a indignação falsa e noticiem hoje algo que realmente importe para o público americano”, disse em comunicado.
Parlamentares republicanos criticaram Trump
Nas redes sociais, diversos parlamentares republicanos também condenaram a postagem. O senador Tim Scott, que é negro, classificou o vídeo como inaceitável. “Rezo para que seja falso, porque é a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca”, escreveu.
O senador republicano Pete Ricketts, de Nebraska, reforçou que o teor racista era evidente. “Mesmo que isso fosse um meme do Rei Leão, uma pessoa razoável percebe o contexto racista disso. A Casa Branca deveria fazer o que qualquer um faz quando comete um erro: remover isso e pedir desculpas”, publicou no X.
O deputado republicano Mike Lawler, de Nova York, também pediu a retirada imediata do vídeo. Em uma nota concisa no X, afirmou que “a publicação do presidente está errada e é incrivelmente ofensiva — seja intencional ou por engano — e deveria ser deletada imediatamente, com um pedido de desculpas”.
Em posição semelhante, o senador Roger Wicker, do Mississippi, declarou: “Isso é totalmente inaceitável. O presidente deveria remover isso e pedir desculpas”.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)












