sábado, janeiro 17, 2026
22.8 C
Pinhais

Verônica Ferriani canta Nara Leão em show em São Paulo – 21/10/2025 – Música em Letras

A cantora, compositora e instrumentista Verônica Ferriani, 47, apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, na Bona Casa de Música, em São Paulo, o show “Verônica Ferriani Canta Nara Leão”.

A coluna Música em Letras entrevistou, com exclusividade, a artista que conta com dez álbuns e participou de vários shows, como convidada, ao lado de Beth Carvalho (1946-2019), Mart’nália e Ivan Lins entre outros.

Leia, a seguir, a entrevista concedida por Verônica Ferriani e assista, no final do texto, ao vídeo no qual a artista interpreta algumas músicas do espetáculo.

Qual a importância da Nara para a música popular brasileira?

Nara é artista central em nossa música. Tenho falado sobre isso nos shows porque só recentemente percebi que uma parte importante do cancioneiro brasileiro eu tive acesso ainda crianças graças às interpretações dela. Ao se distanciar da bossa nova depois de descobrir o caso do Bôscoli [Compositor Ronaldo Bôscoli], seu namorado à época, com Maysa, creio que Nara abriu pra si, e pra muitos de nós – no meu caso, falo do que meus pais botavam pra tocar em casa – uma pesquisa bonita e amplo em gêneros musicais. A história dela começa na bossa nova, mas logo avança ao samba do morro, ao sertanejo, ao baião, valsa e chá-chá-chá. E ela gravava à sua maneira: tamanho e expressão vocal, harmonias ao violão, tipo de instrumentação, abordagem que depois influenciaria muitos artistas. Cantar em rodas de samba é algo que fiz bastante durante a carreira. Pensando bem, meu repertório inicial, como não frequentava rodas desde pequena, vinha muito do que ouvi traduzido pela Nara, mais do que a partir dos próprios sambistas – como “O Sol Nascerá”, “Opinião” e “Diz que fui por aí”.

Isso fora o papel engajado que ela tomou pra si com naturalidade, algo mais comum hoje às mulheres; há pouco tempo ainda não tínhamos esta voz. Ela abriu caminhos. Também muito me admira sua autonomia musical: ela era das únicas intérpretes a se apresentar sozinha ao violão.

Em que vc se identifica com ela?

Como ela, sempre fui ligada ao violão, então o primeiro passo foi assumir um show neste formato, tocando e cantando sozinha no palco, de forma que eu pudesse trazer uma atmosfera similar à dela. Desta forma, consigo também conversar muito mais com o público, contar histórias, contextualizar as canções – trago mais de 30 no show, muitas vezes costuradas ao violão, num arranjo único. A sensação que procuro chegar no show passa por aquela de cantar com amigos na sala de casa, algo que se perdeu recentemente. A gente sempre tinha um violão em casa – meus pais não são músicos mas se conheceram tocando, inclusive. Meu desejo é provocar este ambiente, essa memória no público.

Também venho me posicionando a respeito de temas sensíveis, especialmente como mulher na música; acho-a uma grande inspiração nisso tudo. Se hoje temos alguma voz ativa é também porque ela se posicionou, inclusive sobre temas difíceis, contra a ditadura.

Vc já realizou esse espetáculo em outras ocasiões com outros convidados, com a cantora Analu Sampaio e com o cantor Ayrton Montarroyos. Agora você terá Izabel Padovani como convidada. Comente as características musicais mais latentes de cada um desses artistas e qual a contribuição de cada um para esse espetáculo.

Como parto, neste show, de uma formação intimista, voz e violão, tenho convidado outros cantores a quem admiro pra dividirem o palco comigo. Gosto dessa companhia. Analu e Ayrton são grandes jovens talentos dentro dos desdobramentos do universo musical da Nara. Foi uma alegria reencontrar Ayrton no palco da Casa de Francisca – havíamos cantado juntos em projetos especiais anteriores. Ele dá a medida exata na interpretação. Com Analu foi uma estreia e tanto, cantamos o que estava programado e improvisamos outras também, no Blue Note, tão bom que estava. Ela tem uma coragem e domínio rítmico raríssimo pra idade. Com Izabel, cantora de técnica apurada que venceu, como melhor cantora, o Prêmio Visa anos atrás, cantaremos também algumas inesquecíveis no palco do Bona. Estou animada pra este encontro!

Comente três músicas que estão no repertório do show fazendo uma correlação com a maneira que a Nara as cantava, com a sua.

Me dou a liberdade de cantar as canções à minha maneira, até porque seria impossível copiar seu estilo único. Não me reaproximei do repertório dela com esse objetivo, temos formas diferentes de expressão. De forma geral, tendo a cantar as músicas mais lentas, como “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, de forma mais intensa ou dramática, até porque Nara era muito comedida, não precisava de muito pra se expressar. Os sambas, como “Diz que fui por aí” e “Opinião”, ambos de Zé Keti, talvez eu cante com um acento mais ligado à roda de samba também, de divisões sincopadas, pois esta foi minha primeira escola enquanto cantora. A cadência dela era única, mais associada às divisões rítmicas da bossa, muito elegante. Aprendo a cada escuta a ser mais comedida também!

O que as pessoas podem esperar deste espetáculo?

Em primeiro lugar, meu papel ali é conectar a memória afetiva de cada um às canções. Depois também eventualmente ampliar o repertório dos mais jovens.

Acho que a beleza deste show está na espontaneidade, que inclui as histórias da Nara reforçando impressões sobre sua personalidade e importância em nossa música, e algum improviso no repertório também, a partir do que digo e, eventualmente, de pedidos do público. Certa simplicidade também marca o show, pelo formato intimista, de forma a abranger um vasto repertório, que ganha muito também com o canto coletivo e em tudo aquilo que as rodas de violão produzem em nós.

Assista, a seguir, ao vídeo no qual Verônica Ferriani interpreta algumas músicas que fazem parte do show desta sexta-feira (24).

SHOW VERÔNICA FERRIANI CANTA NARA LEÃO
QUANDO Sexta-feira (24), às 21h
ONDE Bona Casa de Música, r. Doutor Paulo Vieira, 101, Sumaré, São Paulo, tel. (11) 3813-7773
QUANTO De R$ 75 a R$ 150

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas