Chegou às plataformas de música, nesta quarta-feira (15), o álbum “Entre Arcos”, que registra o encontro musical do mestre fandangueiro Zé Pereira, com o músico e pesquisador Felipe Gomide.
São 11 faixas inéditas, todas composições de Zé Pereira, gravadas ao vivo nos estúdios da Mandril Aúdio, em São Paulo, com arranjos e produção de Felipe Gomide e Rodrigo Ramos.
O álbum conta com as participações dos músicos Ariane Rodrigues (flauta), Natanael Souza (acordeom), Henrique Gomide (piano), Ana Eliza Colomar (violoncelo) e Gedeão Soares (percussão), que criam camadas de timbres e texturas, dialogando com a rabeca e a tradição do fandango.
“Venho de uma infância dura, onde o fandango era alegria. Quando chegava de tarde, a gente pegava na viola e o pessoal cantava. Quando eu pego na viola, primeiro pego no braço. Primeiro eu peço licença, para então saber o que eu faço”, disse o mestre fandangueiro Zé Pereira.
Segundo o pesquisador e músico Felipe Gomide, referência no ensino e na difusão da rabeca e do pífano, o que o encanta no fandango são as características medievais do gênero que reúne o bailado, o batido e o tamanqueado. “A música é um dos seus aspectos, mas tem a dança, a fé, a devoção a São Gonçalo. É uma manifestação muito completa.”
Ouvir o álbum “Entre Arcos” é sentir através do fandango caiçara a música popular brasileira sendo celebrada em meio à tradição e à contemporaneidade por dois artistas conscientes do valor inestimável que há nesta manifestação cultural coletiva, na qual a pesca, a felicidade da dança e da festa estão revestidas por muito som.
Boa audição!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha






