sexta-feira, novembro 28, 2025

É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado cruzando cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022


É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado atravessado cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022
Reprodução
Circula nas redes socais um vídeo que mostra um tornado atravessando uma cidade. A legenda alega que seria o registro do momento da tragédia que atingiu o Paraná em 7 de novembro. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
O vídeo começou a circular no Instagram, no TikTok e no Facebook após cidades do Paraná terem sido destruídas por um tornado. A gravação aérea exibe um grande tornado atravessando uma cidade de interior durante uma tempestade.
Um post de 10 de novembro no Facebook compartilhou esse registro e inseriu a seguinte caixa de texto sobreposta às imagens:”Veja o exato momento que tornado atinge Paraná”. Isso é mentira, já que a cena compartilhada registra um fenômeno ocorrido nos Estados Unidos, em 2022 (leia abaixo).
A descrição continua: “Momento do tornado no Paraná. Tenho medo de ver até na internet. Aquela força não tem como nada ficar de pé. Olha que 250 km/h é assustador. Você sabia que tem pessoas com problemas com coração, alguns morrem de infarto?”.
Embora a própria plataforma tenha inserido, após a publicação, um aviso de “Informação falsa”, na seção de comentários há mensagens de pessoas que acreditaram se tratar de inteligência artificial (IA) – o que não é o caso – ou de um evento que atingiu o Brasil.
Veja três exemplos: “Esse tornado me parece ser controlado, porque ele sai varrendo justamente onde tem casas, empresas etc., estranho, né?”; “Essa ‘câmera’ estava onde?”; e “A natureza é assim mesmo. Com ela não tem nada que a faça parar. Em oração por todos”.
⚠️ Por que isso é falso?
Apesar de o vídeo ser real — e não uma produção de IA, por exemplo —, a gravação foi tirada de contexto. Na verdade, as imagens são de um tornado que atingiu a cidade de Andover, no estado do Kansas, nos Estados Unidos, em 29 de abril de 2022.
O vídeo é originalmente de Reed Timmer, meteorologista e caçador de furacões americano, que registrou a cena com um drone e publicou em suas redes sociais em 30 de abril do mesmo ano (veja abaixo).
Nos posts, ele escreveu: “Imagens de drone em altíssima resolução do tornado em Andover, Kansas, que recebeu uma classificação preliminar de EF3. Observe como o tornado se propaga através da dinâmica de vórtices e, provavelmente, do terreno. Incrivelmente, ninguém morreu devido a este tornado”.
Os ventos chegaram até 265 km/h e destruíram diversas construções da região, deixando três feridos, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano.
Para encontrar esse conteúdo, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou uma dessas “fotos” e fez uma busca reversa no Google Lens.
Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto. O resultado mais antigo indicou o post do caçador de tornados.
Initial plugin text
É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado atravessado cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022
Reprodução
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Autor Original

Destaques da Semana

Cortejo de Natal estreia com desfile musical na Rua XV nesta sexta

O tradicional cortejo de Natal pelo calçadão...

Pesquisa mostra disputa acirrada pelo Senado no Paraná em 2026

Um levantamento do Instituto Real Time Big Data divulgado...

governo não considera privatizar os Correios

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img