O jogador de curling Rich Ruohonen tornou-se o mais recente atleta americano a se manifestar sobre a política interna dos Estados Unidos nesta terça-feira (10), condenando as operações de imigração em seu estado natal, Minnesota, um berço do esporte.
Vários atletas americanos nos Jogos de Inverno se manifestaram sobre os acontecimentos em seu país, com o esquiador Hunter Hess sendo chamado de “verdadeiro perdedor” por um irritado presidente americano Donald Trump.
“Gostaria de dizer que tenho orgulho de estar aqui representando a equipe dos Estados Unidos e o nosso país. Mas seria negligente da nossa parte não mencionar o que está acontecendo em Minnesota”, disse Ruohonen, um advogado de 54 anos especializado em lesões corporais que trabalha em Minnesota.
“Que momento difícil para todos. Isso está acontecendo bem perto de onde moramos”, acrescentou em um comunicado ao final de uma entrevista.
Protestos têm ocorrido em Minnesota depois que agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) mataram dois cidadãos americanos como parte da ofensiva de Trump contra a imigração ilegal.
“Eu sou advogado, como vocês sabem. Temos uma Constituição, e ela nos garante liberdade de expressão”, continuou Ruohonen.
“Ela nos protege de buscas e apreensões arbitrárias. E determina que deve haver causa provável para sermos abordados. O que está acontecendo em Minnesota é errado. Não há meios-termos. É claro.”
Reduto do curling
Minnesota é um forte símbolo do curling nos Estados Unidos e já revelou diversos competidores olímpicos, incluindo John Shuster, capitão da equipe masculina que conquistou o ouro nos Jogos de Pyeongchang em 2018.
Ruohonen, reserva da equipe masculina, disse estar orgulhoso das manifestações públicas em sua cidade natal.
“Eu realmente amo o que está acontecendo lá agora. Com as pessoas saindo às ruas, mostrando amor, compaixão, integridade e respeito por pessoas que não conhecem, e ajudando-as”, disse.
“Amamos Minnesota por isso… Amamos nosso país. Estamos jogando pelos Estados Unidos. Estamos jogando uns pelos outros, estamos jogando por nossas famílias e amigos que sacrificaram tanto para chegarmos aqui hoje.”
Os Jogos Olímpicos, disse ele, representam os mesmos valores demonstrados por seus compatriotas em Minnesota.
“O que os Jogos Olímpicos representam é excelência, respeito e amizade. Todos nós, acredito, exemplificamos isso. Estamos competindo pelo povo de Minnesota e pelas pessoas de todo o país que compartilham esses mesmos valores, essa compaixão, esse amor e esse respeito.”
Autor: Folha








.gif)












