O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou as tarifas de 40% sobre 212 produtos agrícolas e da pecuária vendidos pelo Brasil em decreto nesta quinta-feira (20).
A lista de produtos isentos inclui café, frutas, legumes e carnes, além de alguns fertilizantes à base de amônia. São todos itens importantes da pauta exportadora brasileira.
No comunicado, Trump cita a conversa que teve por videoconferência com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O republicano cita opiniões que ouviu de outras autoridades no sentido de que as tarifas não são mais necessárias porque “houve progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil”.
Pesquise os itens isentos na tabela abaixo:
No fim de julho, Trump impôs uma sobretaxa de 40% a produtos importados pelo Brasil, que somou-se às chamadas “tarifas recíprocas de 10% aplicadas globalmente. O decreto, no entanto, previu uma lista com quase 700 exceções, como suco de laranja e produtos de aviação, que livrou 43% do valor de itens brasileiros exportados para o exterior, segundo levantamento feito pela Folha.
Na semana passada, itens agrícolas vendidos aos Estados Unidos já haviam sido beneficiados pela retirada da tarifa de 10% aplicada a praticamente todos os países do globo. Um dos motivos para a decisão foi a alta da inflação no país, pressionada por itens como alimentos.
Relembre quais são:
Agora, a sobretaxa de 40% também caiu, isentando esses produtos das taxas adicionais aplicadas pelo republicano desde abril.





