
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram aos shows do Verão Maior Paraná. O número é um recorde do festival que começou em 2020 e chegou neste ano à quinta edição. Na comparação com o festival anterior, o aumento foi de quase 40% — 1,82 milhão de pessoas acompanharam os shows em Matinhos e Pontal do Paraná.
Foram cinco finais de semana que somaram 38 apresentações gratuitas para a população. Com mais shows e estrutura maior, Matinhos respondeu por 88% do público total. A cidade, aliás, contabilizou 15 shows com mais de 100 mil pessoas nas areias. O maior deles foi de Alok, reunindo 338 mil pessoas no primeiro dia do festival, quase dobrando o recorde individual anterior, que pertencia a Luan Santana — 164 mil pessoas em 2025.
Veja abaixo quais artistas levaram mais público para as areias do litoral do Paraná.
- Alok – 338 mil pessoas
- Gusttavo Lima – 265 mil
- Ana Castela – 228 mil
- Zé Neto e Cristiano e Jiraya Uai – 167 mil
- Edson & Hudson e Eduardo Costa – 165 mil
- Inner Circle e Paralamas de Sucesso – 153 mil
- Belo e Jeito Moleque – 152 mil
- Roupa Nova – 151 mil
- Fábio Jr. – 144 mil
- Raça Negra – 118 mil
Os shows do Verão Maior Paraná já estão consolidados no calendário nacional, com apresentações de vários gêneros musicais, como música eletrônica, sertanejo, pagode, samba, rock, reggae e pop. “O Verão Maior veio para ficar. Já é tradição”, aponta o secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski. “Até nós, que planejamos isso o ano inteiro, não imaginávamos bater tantos recordes. Para nós é uma alegria fechar o Verão Maior Paraná com chave de ouro”, completa.
Planejamento para a próxima temporada já começou
Ao mesmo tempo em que o governo do Paraná fecha o balanço dos shows em Matinhos e Pontal do Paraná, já começa a trabalhar no planejamento da próxima temporada. Para isso, vai usar dados coletados no litoral e no noroeste do estado, nas cidades onde foi montada estrutura para as atividades do Verão Maior Paraná.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setu) realizou a pesquisa que reuniu informações de tempo de estadia, tipo de hospedagem, meios de deslocamento e percepções sobre vários setores, como segurança, hospitalidade, infraestrutura de serviços, entre outros. No litoral, por exemplo, o destaque foi para a segurança. Nas praias do noroeste, a experiência turística foi o aspecto mais positivo.
“Os números mostram que a estratégia de orientação, acolhimento e serviços se conecta diretamente com a satisfação do visitante. É esse tipo de informação que transforma a temporada em aprendizado para as próximas edições e para as políticas públicas de turismo”, disse o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos.
A pesquisa foi aplicada em Guaratuba, Matinhos, Paranaguá/Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Marilena, Porto Rico e Porto São José. O levantamento foi feito com 5.190 pessoas, 4.475 no litoral e 715 no noroeste, com entrevistas coletadas entre 30 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)











