quarta-feira, fevereiro 11, 2026
18.7 C
Pinhais

Operação abafa fracassa e Lula quer se afastar do STF

As investigações da Polícia Federal (PF) fecham o cerco aos envolvidos no desvio bilionário de recursos por meio do Banco Master. Assim, nem mesmo a operação abafa do Congresso Nacional consegue segurar as peças soltas deste episódio, que começam a ser juntadas, como em um quebra-cabeça que compromete grandes figuras da República.

Em ano eleitoral, o presidente Lula tenta a todo custo se afastar do epicentro do grande escândalo do país. Parece ter ativado o modo “Tonho da Lua”, personagem icônico da novela “Mulheres de Areia”, da TV Globo, do início dos anos 90, que era puro, transparente, sensível e honesto ao extremo. Essa é a imagem que o petista tentará fazer passar, de novo, em 2026.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (10). Hoje participam do programa o jurista Frederico Junkert, a cientista política Júlia Lucy e o professor da FGV Daniel Vargas.

STF institucionaliza “carteirada”

O programa também vai abordar a decisão do STF que, ao julgar a constitucionalidade do aumento de pena para crimes contra a honra, praticados contra funcionários e autoridades públicas, decidiu por agravar a punição, caso a vítima seja agente do Estado. Assim, o órgão dá chancela a uma distinção jurídica que colide com o princípio republicano da igualdade perante a lei.

A omissão de Davi Alcolumbre

Os convidados também vão analisar a situação atual do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), que parece ter escolhido pela reclusão. Alcolumbre estaria evitando encontros com líderes dos partidos para não ter que conversar sobre as pautas dos próximos dias. A oposição pressiona pela análise do veto do projeto de redução de penas para o Oito de Janeiro, além da pressão por uma CPMI do Banco Master.

Brasil cai em ranking de corrupção

Outro tema do programa será a nova classificação do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção (IPC). O país obteve 35 pontos e ficou na posição 107 entre 185 países avaliados. É o segundo pior índice da série histórica, atrás apenas de 2024, quando registrou 34 pontos. O relatório foi publicado nesta terça-feira (10).

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas