sexta-feira, novembro 28, 2025

Leite e Ratinho retiram candidatura se Tarcísio concorrer

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse que o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem preferência sobre os homólogos Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), ambos do PSD, na disputa pelo Planalto em 2026. De acordo com Kassab, “ambos vão retirar sua candidatura caso Tarcísio seja o candidato.”

A declaração ocorreu nesta sexta-feira (21), em um evento na capital paulista. Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, tendo, portanto, Tarcísio como chefe.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível e prestes a ser preso, devido ao final do julgamento no núcleo 1. Com isso, líderes de direita discutem um nome capaz de substituir Bolsonaro nas eleições presidenciais. Kassab fez referência à situação de Bolsonaro, ao dizer que “o importante é que temos eleições e teremos eleições para quem tem elegibilidade.”

Tarcísio fala em reeleição a governador, Leite declara pré-candidatura à Presidência e Ratinho Júnior sinaliza

Tarcísio tem sido apontado como o mais provável a substituir Bolsonaro em 2026. O governador, porém, chegou a dizer que pretende disputar a reeleição ao governo de São Paulo. O nome não agrada a todos, recebendo críticas inclusive do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Para Kassab, “é preciso unificar o discurso e avançar.”

Em maio, Eduardo Leite deixou o PSDB e se filiou ao PSD, já com o anúncio de que é pré-candidato à Presidência. Para o governador gaúcho, a candidatura “é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil.”

Já a candidatura de Ratinho Júnior ainda está no campo das sinalizações. Questionado se concorrerá ou não a chefe do Executivo federal, o governador paranaense disse que “quem vai dizer isso é o partido, no momento adequado.”

Além da presidência, o PSD de Kassab quer fortalecer a presença no Legislativo, sobretudo em assembleias estaduais. Hoje, a sigla controla 887 prefeituras, sendo o partido com o maior número de prefeitos eleitos do país.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img