quarta-feira, fevereiro 11, 2026
30.8 C
Pinhais

Os recados de Flávio Bolsonaro ao mercado em evento do BTG

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) acenou ao mercado nesta quarta-feira (11), em evento promovido pelo BTG Pactual. O movimento vem ao encontro da estratégia adotada nas últimas semanas, momento em que ele vem buscando conquistar a confiança da elite econômica e se posicionar como um nome de centro-direita.

Diante de empresários, investidores e executivos do setor financeiro, o sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou as linhas gerais do que tem chamado de “tesouraço”, ou seja, uma agenda centrada na redução de gastos públicos, corte de impostos e diminuição da burocracia como caminho para impulsionar o crescimento econômico e, principalmente, trazer previsibilidade ao país.

Em sua exposição, o senador fez críticas diretas aos governos do PT, a quem atribuiu o aumento da carga tributária, o crescimento das despesas obrigatórias e o que classificou como expansão ineficiente do Estado. “Eles aumentaram a arrecadação para aumentar os gastos. Eu teria vergonha se fosse presidente do Brasil”, afirmou.

Segundo ele, o modelo adotado nas últimas décadas teria contribuído para a perda de competitividade do Brasil e para a manutenção de juros elevados.

VEJA TAMBÉM:

  • Candidatos à presidência 2026

    Quem são os pré-candidatos à Presidência até agora e quem ainda deve ser anunciado

Flávio Bolsonaro defendeu equilíbrio fiscal para redução do juros

No evento promovido pelo BTG Pactual, Flávio Bolsonaro afirmou que o país convive com uma política fiscal que pressiona a taxa básica de juros e compromete a capacidade de investimento da União. Para ele, o reequilíbrio das contas públicas é condição indispensável para a redução estrutural dos juros e para a retomada do crescimento sustentável.

Ao defender o “tesouraço”, o senador argumentou que a proposta representa uma inversão da lógica atual, com foco na diminuição do tamanho do Estado e na ampliação do espaço para a iniciativa privada. Ele citou como pilares dessa agenda a simplificação tributária, o corte de despesas consideradas ineficientes, o fortalecimento da segurança jurídica e o estímulo ao empreendedorismo.

Flávio Bolsonaro também relembrou medidas adotadas entre 2019 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, como a redução de impostos sobre combustíveis. O senador afirmou ainda que parte das desonerações promovidas naquele período foi revertida pelo atual governo do PT.

Questionado sobre as diferenças que teria em relação ao pai, principalmente em relação à tensão institucional com o poder Legislativo e Judiciário, Flávio afirmou que sempre apostou no diálogo. “Tenho convicção que vamos ganhar a eleição com o cérebro, e não com o fígado”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

  • Valdemar Costa Neto

    Valdemar diz confiar na vitória de Flávio, mas com “guerra” por votos de centro

  • Ilustração feita pela Gazeta do Povo sobre pesquisa eleitoral nas Eleições 2026, com uma lupa e um gráfico para representar o levantamento eleitoral

    O que esperar das pesquisas eleitorais em 2026

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas