sexta-feira, fevereiro 13, 2026
23.4 C
Pinhais

Estação do Maracanã de metrô pode se chamar “Rei Pelé”; entenda

Um projeto de lei de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB) que prevê a mudança do nome da estação de metrô próxima ao Maracanã seja alterado para “Rei Pelé-Maracanã” foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça (10).

O texto aguarda a sanção ou veto do governador Claudio Castro. O mesmo, em 2021, vetou o projeto de lei que alterava o nome do estádio “Jornalista Mário Filho” para “Rei Pelé”.

Em 2023, a prefeitura do Rio oficializou a mudança da avenida que contorna o estádio para “Avenida Rei Pelé”.

Estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro • Reprodução/Corinthians
Estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro • Reprodução/Corinthians

O veto

Em 2021, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vetou o projeto que pretendia fazer com que o Estádio Jornalista Mário Filho fosse rebatizado como Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.

Em suas justificativas, Castro destacou que atendia à solicitação do autor do projeto, o então o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT).

Na ocasião, a desistência foi comunicada em reunião do Colégio de Líderes da assembleia. A proposta foi sido aprovada em votação simbólica ocorrida na casa, no dia nove de março. Na ocasião, apenas a bancada do PSOL registrou voto contrário.

Pela proposta, ”Jornalista Mário Filho” passaria a ser nome de todo o complexo esportivo, que engloba, além do estádio sede de duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014), o Parque Aquático Júlio Delamare, o Ginásio Gilberto Cardoso e o Estádio de Atletismo Célio de Barros.

Enquanto o projeto tramitava na Alerj, a proposta recebia muitas críticas da sociedade civil. Clubes se posicionaram contrários à mudança, em defesa da preservação da história do esporte no estado. Familiares de Mário Filho, que era irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues, também se posicionaram contra a ideia, e houve mobilização nas redes sociais para que Castro vetasse a proposta.

A morte de Pelé

O eterno camisa 10 da seleção brasileira morreu em dezembro de 2022, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia, segundo o boletim médico.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. O atleta do século foi destaque no tricampeonato da Seleção Brasileira e em diversos títulos conquistados no Santos.

 

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Sony anuncia God of War Remake Trilogy e lança novo jogo da franquia de surpresa no PS5

Apesar de não ter conquistado a mesma aclamação que...

Venezuela adia debate sobre lei de anistia na Assembleia Nacional

Legisladores venezuelanos na quinta-feira (12 de fevereiro) adiaram o...

Oposição protocola impeachment de Toffoli; veja quem assina

Parlamentares da oposição, liderados pelo deputado Marcel van Hattem...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas