quinta-feira, fevereiro 12, 2026
27.2 C
Pinhais

Justiça suspende restrições a penteados em escolas cívico-militares

A Justiça de São Paulo acatou pedido liminar do Ministério Público e da Defensoria Pública para suspender a aplicação do regimento interno e dos guias de conduta do Programa Escola Cívico-Militar no estado. Entre as regras, a que colocava restrição em cortes de cabelo, trançados, penteados e adereços aos alunos.

A decisão aponta que o documento elaborado pela Secretaria da Educação “extrapolou as competências dos monitores militares” e teria “ferido o princípio da gestão democrática do ensino”. A Justiça considera que tais normas teriam sido elaboradas sem a participação dos Conselhos de Escola e sem consulta a especialistas em pedagogia e desenvolvimento infantil.

VEJA TAMBÉM:

Na decisão, a juíza Paula de Almeida destaca a “gravidade” das normas estéticas impostas aos alunos, considerando-as potencialmente inconstitucionais por seu “caráter discriminatório”.

O regimento detalhava restrições rigorosas a cortes de cabelo, proibição de penteados como o “tererê”, vedações a desenhos nas sobrancelhas e exigência de uso de cores “discretas” nos adereços.

Segundo a decisão, tais regras atingem desproporcionalmente “expressões culturais afro-brasileiras e a identidade de gênero de estudantes LGBTQIAPN+”, além de “não possuírem relação comprovada com a segurança ou a organização escolar”.

O programa das escolas cívico-militares, no entanto, segue em pleno vigor e não foi afetado de nenhuma forma por esta decisão.

Com a determinação, o estado de São Paulo deve suspender em até 48 horas a aplicação desses manuais de conduta e uniformes, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Citado, o estado de São Paulo tem prazo de 30 dias para apresentar sua defesa. A Secretaria de Educação do Estado informou ainda não ter sido notificada.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Cinco opções em Santa Catarina para fugir da folia do Carnaval

Enquanto os grandes centros urbanos se preparam para receber...

Bitcoin cai em sessão marcada por maior aversão ao risco

O bitcoin operou em queda nesta quinta-feira (12) pela...

Moraes abre prazo para alegações finais de Ramagem

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas