quinta-feira, fevereiro 12, 2026
27.2 C
Pinhais

Trump ameaça Irã com “fase 2 dura” se não tiver acordo nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (12) o regime do Irã ao afirmar que, caso não seja fechado um acordo sobre o programa nuclear iraniano, Washington ativará uma “fase dois muito dura” contra Teerã. A declaração foi feita durante entrevista coletiva na Casa Branca, após reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Questionado sobre o encontro com Netanyahu e se teria discutido a suspensão das conversas com o regime iraniano, Trump afirmou que o tema não foi tratado.

“Vou conversar com eles (os iranianos) o quanto quiser e veremos se podemos chegar a um acordo com eles. E se não conseguirmos, teremos que passar para a fase dois. A fase dois será muito dura para eles”, declarou.

Segundo o presidente americano, a prioridade continua sendo a obtenção de um acordo nuclear. Ele afirmou que, sem entendimento, o cenário poderá ser “muito traumático” para o Irã.

“Não quero que isso aconteça, mas temos que chegar a um acordo”, acrescentou.

De acordo com Trump, o regime iraniano “deveria ter chegado a um acordo na primeira vez”. Ele citou a operação “Midnight Hammer” – chamada em português de “Martelo da Meia-Noite” – na qual os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares iranianas em junho do ano passado, durante o conflito de 12 dias entre Irã e Israel.

O presidente também declarou que a decisão final sobre a viabilidade do acordo caberá a ele.

“Se (os iranianos) não chegarem a um acordo, será outra história. Mas ontem tivemos uma reunião muito boa com ‘Bibi’ Netanyahu, e ele entende isso, mas, em última análise, cabe a mim decidir se o acordo é justo”, afirmou.

As negociações entre Estados Unidos e Irã foram retomadas na semana passada, segundo informações oficiais, na primeira reunião desde o conflito do ano passado. Israel exige que Teerã limite o enriquecimento de urânio, reduza seu programa de mísseis balísticos e encerre o apoio a grupos armados na região. O regime iraniano, por sua vez, afirma que só aceitará restrições ao programa nuclear em troca de alívio nas sanções internacionais.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Shopee agora oferece Globoplay com até 40% de desconto; confira como assinar

A assinatura do Globoplay também pode ser feita por...

Cinco opções em Santa Catarina para fugir da folia do Carnaval

Enquanto os grandes centros urbanos se preparam para receber...

Bitcoin cai em sessão marcada por maior aversão ao risco

O bitcoin operou em queda nesta quinta-feira (12) pela...

Moraes abre prazo para alegações finais de Ramagem

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas