A Folha promove nesta quinta-feira (27), às 17h, mais uma edição da C-Level Call, videochamada semanal sobre os bastidores da economia e da política em Brasília.
Nesta semana, as jornalistas Idiana Tomazelli e Nathalia Garcia tratarão da liquidação do Banco Master; da retirada das tarifas americanas sobre carne, café e outros produtos; e da situação das empresas estatais federais.
O encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube. É possível enviar perguntas e receber o link antecipadamente clicando aqui.
Master
Na última terça-feira (18), o Banco Central decretou a liquidação do Banco Master, enquanto a Polícia Federal prendeu seu controlador, Daniel Vorcaro, suspeito de tentar fugir do país. A liquidação é adotada quando o BC avalia que a situação da instituição financeira é irrecuperável.
O Master vinha enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos, e seus negócios viraram alvo de investigação da PF por suspeita de irregularidades em carteiras de crédito.
Estatais e as contas públicas
As estatais federais tiveram um déficit maior do que a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, o que exigirá uma compensação adicional do Tesouro de quase R$ 3 bilhões este ano, de acordo com o relatório do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Nesta segunda-feira (24), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a situação dos Correios pode ter um impacto ainda maior nas contas do governo federal em 2026. A empresa negocia um empréstimo de R$ 20 bilhões, como revelou a Folha, e pretende usar o dinheiro para quitar dívidas atrasadas e implementar seu plano de ajuste.
Tarifaço
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto na última quinta-feira (20) retirando as tarifas de 40% sobre alguns produtos agrícolas vendidos pelo Brasil. Estão incluídos na lista carne e café, produtos importantes da pauta exportadora brasileira. Ao todo, são mais de 200 itens agrícolas e da pecuária, incluindo alguns fertilizantes à base de amônia.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a retirada das tarifas de 40% anunciada pelos Estados Unidos na semana passada representou um passo importante, embora a situação de alguns setores, como madeira e indústria de modo geral, ainda inspire preocupação.





