Reguladores chineses proibiram a ByteDance, dona do TikTok, de implantar chips da Nvidia em novos data centers. A informação foi divulgada pelo site The Information nesta quarta-feira (26), citando dois funcionários da empresa que não foram identificados.
A ByteDance comprou mais chips da Nvidia do que qualquer outra empresa chinesa em 2025, enquanto corria para garantir poder de computação para seus mais de 1 bilhão de usuários em meio a preocupações de que Washington pudesse restringir o fornecimento, publicou o The Information.
Em agosto, os órgãos reguladores chineses pediram às empresas locais que suspendessem novos pedidos de chips de IA da Nvidia e, desde então, pressionaram as empresas a adotarem processadores nacionais, disse a agência de notícias Bloomberg.
“O cenário regulatório não nos permite oferecer uma GPU de data center competitiva na China, deixando esse enorme mercado para nossos concorrentes estrangeiros em rápido crescimento”, disse um porta-voz da Nvidia à Reuters.
A ByteDance não se manifestou de imediato ao ser procurada pela Reuters.
A China está acelerando planos para construir um ecossistema alternativo de IA e alcançar a autossuficiência em chips, mesmo que as tensões comerciais com Washington permaneçam em uma pausa frágil.
O governo dos EUA barrou as vendas dos chips mais avançados da Nvidia para a China, permitindo apenas versões menos potentes, como o H20. A fabricante de chips apresentou um processador específico para a China, o RTX6000D, mas a demanda tem sido tímida, com algumas das principais empresas de tecnologia optando por não encomendar o produto.





