quinta-feira, novembro 27, 2025

Praia do litoral norte de SP vira tendência para 2026

A plataforma de hospedagem Booking.com listou oito destinos do Brasil que serão tendência para os turistas em 2026, com base no aumento anual de reservas feitas por viajantes brasileiros. A lista reflete o desejo por experiências autênticas, contato com a natureza e conexão com culturas locais.

Seis estados brasileiros têm cidades incluídas na lista. De acordo com a Booking.com, esses destinos figuram entre os mil mais reservados na plataforma no Brasil, no período de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2025.

Praia de Juquehy, em São Sebastião – Matheus Daguillar/Setur-SP

Além disso, a plataforma fez uma curadoria, levando em conta a distribuição geográfica, para trazer mais diversidade de regiões à lista. Confira abaixo:

Juquehy (São Sebastião, SP)

Localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista, Juquehy é uma das praias mais procuradas por quem busca tranquilidade sem abrir mão de boa infraestrutura. Com cerca de 3,5 km de extensão, a faixa de areia clara e o mar de águas limpas —que variam entre trechos calmos e outros mais agitados— atraem tanto famílias quanto praticantes de esportes náuticos.

Juquehy

A região conta com pousadas charmosas, restaurantes especializados em frutos do mar e comércio local que atende bem os visitantes. A proximidade com o Parque Estadual da Serra do Mar –Núcleo São Sebastião– convida os visitantes a fazer trilhas e se refrescar em cachoeiras.

O pôr do sol visto da praia é um dos destaques, especialmente nos meses de verão. Além disso, Juquehy oferece fácil acesso a outras praias da região, como Barra do Una e Camburi, tornando-se ponto estratégico para explorar o litoral norte paulista. Para quem visita, uma boa opção de hospedagem é a Øko Villa, que oferece apartamentos com vista para o mar.

Búzios (Rio de Janeiro)

Com mais de 20 praias e uma mistura única de natureza, vida noturna e sofisticação, Búzios é um dos destinos mais cobiçados do litoral fluminense. A Praia de Geribá é o ponto dos surfistas e jovens que buscam agito, enquanto a Praia da Ferradura encanta famílias com suas águas calmas.

Praia da Armação, em Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro
Praia da Armação, em Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro – advjmneto/iStock

A Orla Bardot e a Rua das Pedras são o coração do vilarejo, repletas de restaurantes, bares e boutiques. Já o Mirante do Forno oferece uma das melhores vistas da cidade, revelando o cenário que conquistou Brigitte Bardot e colocou Búzios no mapa do turismo internacional. Uma boa pedida é fazer um mergulho de batismo no destino, em que é possível avistar diversas espécies, como tartarugas e cavalos-marinhos. Na cidade, o Le Village Boutique Hotel fica bem próximo à Praia do Forno.

Cajueiro da Praia (Piauí)

No extremo norte do Piauí, no litoral do estado, Cajueiro da Praia encanta com sua atmosfera rústica e natureza preservada, apresentando grande diversidade de fauna e flora, como o peixe-boi. Parte da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, abriga o Cajueiro-Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, com mais de 8 mil metros quadrados de extensão e 200 anos de idade.

Vilarejo de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI)
Vilarejo de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI) – phelder2006/iStock

Entre suas praias, a de Barra Grande é um dos destaques, famosa pelas condições ideais para a prática de kitesurfe e pela atmosfera de uma vila de pescadores. Ali está localizado o Koloa Concept Hotel, que oferece experiência de exclusividade e bem-estar em meio a um cenário natural ainda pouco explorado no litoral piauiense.

Espírito Santo do Pinhal (São Paulo)

Na Serra da Mantiqueira, no interior paulista, Espírito Santo do Pinhal é um refúgio para os amantes do vinho e do café. O município reúne vinícolas premiadas, que oferecem tours pelos vinhedos, degustações, harmonizações e restaurantes, tudo isso com vista para os vales.

Área externa da Vinícola Mirantus, em Espírito Santo do Pinhal
Área externa da Vinícola Mirantus, em Espírito Santo do Pinhal – Divulgação/Booking.com

As fazendas da região também preservam a tradição do cultivo do café, e o centro da cidade guarda marcos arquitetônicas do século 19, como a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Para a estadia no destino, a Vinícola Mirantus é uma ótima opção e oferece experiências de enoturismo, restaurante e bar.

Serra da Canastra (Minas Gerais)

Lar do famoso queijo Canastra – reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN –, a região é uma das joias do ecoturismo nacional. Formada por seis municípios (Sacramento, São Roque de Minas, Delfinópolis, Vargem Bonita, São João Batista do Glória e Capitólio), o destino oferece um mosaico de paisagens que combinam montanhas, rios, cachoeiras e cânions.

Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Serra da Canastra – Istock

Em uma região de Cerrado, o Parque Nacional da Serra da Canastra abriga a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca D’Anta, com mais de 180 metros de queda livre. Além das trilhas e atividades ao ar livre, os visitantes podem conhecer queijarias artesanais e vivenciar o cotidiano dos produtores locais. Para quem visita o local e se hospeda em Capitólio, uma boa opção de hospedagem é a Pousada Quintal da Lua, com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito.

Encantado (Rio Grande do Sul)

Localizada no Vale do Taquari, a charmosa cidade de Encantado tem como principal cartão-postal o Cristo Protetor, um monumento de mais de 40 metros de altura, que oferece uma vista panorâmica do vale a partir de seu mirante. Além do Cristo, o município abriga a Lagoa da Garibaldi, cercada por áreas verdes ideais para caminhadas, piqueniques e contemplação da paisagem.

Cristo Protetor é uma das atrações de Encantado, no Vale do Taquari
Cristo Protetor é uma das atrações de Encantado, no Vale do Taquari – Maurício Tonetto/Secom

Outro destaque é a Igreja Matriz São Pedro, com suas duas torres e vitrais coloridos que refletem a herança religiosa e cultural da região. Para a hospedagem, o Refúgio Galli oferece chalés de até dois quartos e banheira de hidromassagem.

Morro Branco (Beberibe, CE)

Praia de Morro Branco é uma das mais conhecidas do litoral cearense
Praia de Morro Branco é uma das mais conhecidas do litoral cearense – LUIZA AQUINO/iStock

No município de Beberibe, a cerca de 90 km de Fortaleza, a Praia de Morro Branco é uma paisagem emblemática do litoral cearense. Suas falésias multicoloridas, esculpidas naturalmente pelo vento e pela chuva, formam o famoso “labirinto das falésias”, que permite explorar os diferentes tons de areia. O destino também é conhecido pelas garrafinhas de areia colorida produzidas por artesãos locais e, além das formações, os visitantes podem aproveitar passeios de quadriciclo, que passam por lagoas, dunas e mirantes. No destino, a acomodação Jurema Branca Villa fica de frente para a praia.

São Gabriel (Rio Grande do Sul)

São Gabriel abriga dezenas casarões centenários, como a sede da prefeitura
São Gabriel abriga dezenas casarões centenários, como a sede da prefeitura – Leo ab1981/Wikimedia Commons

Conhecida como a “Princesa das Coxilhas”, São Gabriel é um destino que celebra a história e as tradições gaúchas. O município abriga o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, com um grande acervo de documentos e objetos da época da Segunda Guerra Mundial, além de casarões históricos preservados e coloridos. A cidade também conta com a Igreja Matriz de São Gabriel, uma das mais antigas da região. A Chácara Rosa Cortiana é uma opção de estadia no destino que oferece churrasqueira e jardim.



Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img