quinta-feira, novembro 27, 2025

“Ler é antídoto contra as redes sociais”, afirma criadora de Pilar e os Detetives do Prédio Azul

Autora e roteirista de sucessos, Flávia Lins e Silva é responsável por personagens que marcaram gerações, como Pilar e os Detetives do Prédio Azul (D.P.A.). Em 2025, ela comemora 25 anos da personagem Pilar e o lançamento de dois roteiros seus nos cinemas: “D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion”, que estreia em 4 de dezembro de 2025 e o “O Diário de Pilar na Amazônia”, com lançamento marcado para 15 de janeiro de 2026.

A autora e roteirista Flávia Lins e Silva, criadora de Pilar e Detetives do Prédio Azul. – Fernando Rabelo

Em uma entrevista descontraída, Flávia fala sobre o impacto da leitura, a importância de escrever para crianças e a emoção de ver suas histórias ganhando vida nas telas, especialmente as de Pilar e Detetives do Prédio Azul.

“Ler é um grande antídoto contra o vício das redes sociais”

“Escrever para crianças é cada vez mais necessário. Ler é um grande antídoto contra o vício das redes sociais e telas. Lendo, a criança amplia o imaginário e com isso pode imaginar o que ainda não existe. Quem não lê e não imagina, só repete o que já existe.”

Pilar: 25 anos de viagens e descobertas

Criada em 2000, a personagem Pilar já viveu aventuras em diferentes países e continua inspirando meninas e meninos com histórias que misturam mitologia, natureza e empatia. Este é o legado que Pilar e Detetives do Prédio Azul trazem para o público jovem.

“Aprendo muito com a Pilar, estudo muito para escrever cada livro e espero que as crianças também ampliem seus horizontes. Conhecer o outro, o diferente de nós, é muito importante para se ter empatia e para se abrir à diversidade maravilhosa que existe no mundo.”

“Mais verba para o cinema infantojuvenil brasileiro”

“Há muitos anos que luto por mais verba para o cinema infantojuvenil, por mais editais – e que não sejam de baixo orçamento porque filme para a infância requer magia, efeitos especiais. Então é uma imensa alegria ver dois filmes estreando neste verão. Os detetives finalmente vão conhecer o reino de Ondion. E Pilar e Detetives do Prédio Azul agora ganharam vida trazendo magia para o cinema!”

O fenômeno cultural “Detetives do Prédio Azul” 

Flávia conta com surpresa quando descobriu que a série de TV havia se tornado um sucesso. “Acho que foi no dia em que me falaram que aparecia o prédio azul como ponto cultural nos mapas do Rio. Foi uma surpresa e tanto. Começou bem pequenino, quase sem verba, e foi crescendo, crescendo, já são mais de 500 episódios num único prédio. Uma loucura, né? Mas me divirto muito com as histórias.”

“Odeio gente tirana”

Flávia revela que seus personagens nascem da observação do cotidiano e que se inspira no dia a dia.

“Escuto muitas histórias, observo sim o cotidiano. Odeio gente tirana. No Brasil, havia muita injustiça, a tal da porta de serviço, elevador de serviço. A dona Leocádia surge para exacerbar isso e escancarar essa tirania, essa falta de respeito ao trabalhador. No conflito com o porteiro, sempre que ela abusa, estamos denunciando este tipo de tratamento que espero que acabe de vez.”

Um olhar sobre empatia, diversidade e curiosidade cultural

“Eu escrevo sobre temas que me interessam, que me apaixonam. Escrevo sobre a floresta amazônica porque sou apaixonada por ela. Em alguns livros, posso até compartilhar algum conhecimento que tenha aprendido, mas não faço nada para ser didático. É para empolgar o jovem leitor, tão curioso com a vida quanto eu, assim como Pilar é no mundo dela.”

A comemoração de uma carreira

“Estou vivendo uma fase muito bonita de concretização de um trabalho que já tem mais de 25 anos. A Pilar chega às telas depois de ter visitado muitas estantes de escolas, ela é muito querida pelos leitores e vê-la na tela, interpretada pela Lina Flor, me enche de alegria.”

Flávia Lins e Silva e a atriz Lina Flor, que interpreta Pilar no live action.
Flávia Lins e Silva e a atriz Lina Flor, que interpreta Pilar no live action. – Fernando Rabelo

Muitas novidades novas e do universo encantado de Pilar 

Além das estreias nos cinemas, Flávia comemora o sucesso de “Diário de Pilar no México”, que se tornou um dos títulos mais vendidos da Bienal do Livro do Rio deste ano e esgotou sua primeira tiragem e prepara um novo livro da série Pilar, “Diário de Pilar em Portugal” e o projeto “Maya e a Turma da Terra”. Além disso, quer se dedicar mais ao teatro infantil e juvenil.

“Ainda quero me aventurar mais no teatro também. Adoro teatro para crianças e jovens. Tem uma energia incrível!”

🎬 “D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion” estreia em 4 de dezembro de 2025.
🌿 “O Diário de Pilar na Amazônia” chega aos cinemas em 15 de janeiro de 2026.



Autor Original

Destaques da Semana

Fim da taxa das blusinhas? Veja o que dizem os projetos

Dois projetos de lei na Câmara dos Deputados buscam...

Lei que restringe “prende e solta” de audiências de custódia entra em vigor

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União...

“O Agente Secreto” e a nossa falta de memória

É inevitável comparar O Agente Secreto, filme de Kleber...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img