sábado, fevereiro 14, 2026
20.1 C
Pinhais

Departamento de Segurança dos EUA entra em paralisação parcial – 13/02/2026 – Mundo

O Departamento de Segurança Interna dos EUA está a caminho de uma paralisação parcial após o financiamento anual ter expirado à meia-noite (horário de Brasília, 1h de sábado) nesta sexta-feira (13), uma consequência de republicanos e democratas não conseguirem chegar a um acordo sobre reformas na aplicação das leis de imigração.

Embora alguns funcionários “não essenciais” devessem ser colocados em licença, as intensas operações de deportação de imigrantes do governo Trump provavelmente continuariam, junto com a maioria dos outros programas federais de segurança doméstica.

O presidente Donald Trump, em declarações a repórteres na quinta-feira (12), atacou a pressão dos democratas no Congresso por novas restrições aos agentes de imigração, evidenciando um abismo entre os dois partidos que pode indicar uma paralisação prolongada.

Questionado na sexta-feira se estaria pessoalmente envolvido nas negociações sobre a paralisação do departamento, Trump disse a repórteres na Casa Branca: “Estarei”. Porém, ele não deu outros detalhes. “Estamos conversando”, afirmou.

“Precisamos proteger as forças de segurança”, incluindo agentes do ICE e do CBP, acrescentou. Na quinta-feira, Trump acusou os democratas de quererem colocar os agentes “em grande perigo”.

Os democratas argumentam que querem que os agentes federais de imigração sigam as mesmas regras que orientam as forças policiais em todo o país, voltadas a proteger o público de ações excessivas das autoridades.

Mesmo sem uma injeção de dinheiro novo até 30 de setembro, as controversas operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) e da Proteção de Fronteiras e Alfândega (CBP) do DHS têm uma fonte de financiamento separada de mais de US$ 135 bilhões, resultado do “One Big Beautiful Bill” dos republicanos, promulgado em 4 de julho.

Incluídos no projeto de gastos do DHS que está parado no Congresso, que iniciou um recesso de 10 dias, estão os recursos para o Serviço Secreto dos EUA, a Guarda Costeira dos EUA e a Agência Federal de Gestão de Emergências.

A FEMA, no entanto, terá US$ 7 bilhões disponíveis durante a paralisação em seu fundo de socorro a desastres, o que especialistas dizem ser suficiente para cerca de dois meses. A paralisação que começa no sábado vem na esteira de uma interrupção governamental recorde de 43 dias no final do ano passado, devido a uma batalha no Congresso sobre a extensão de um subsídio federal de seguro de saúde.

Os democratas no Congresso se recusaram a votar em um projeto de financiamento do DHS para o ano fiscal de 2026 até que os republicanos concordem com uma série de reformas para apertar os controles sobre o ICE e o CBP.

No final da quinta-feira, o líder da maioria no Senado, John Thune, republicano, disse a repórteres que houve algum progresso em direção a um acordo sobre pelo menos uma das propostas dos democratas: exigir que agentes do ICE e do CBP removam as máscaras que usam enquanto procuram imigrantes para prisão e deportação.

A indignação pública com essas máscaras e outras ações agressivas contra manifestantes em Minneapolis — incluindo os tiroteios fatais de Renee Good e Alex Pretti — e outras cidades americanas motivaram o pedido de reformas dos democratas.

Os republicanos também esperavam que um anúncio do DHS na quinta-feira de que estava encerrando sua operação intensiva de deportação em Minneapolis teria persuadido os democratas a apoiar o projeto de gastos anuais do DHS.

Estavam errados, já que apenas um dos 47 membros da bancada democrata no Senado votou a favor do projeto na quinta-feira.

Na sexta-feira, a senadora democrata Jeanne Shaheen, de New Hampshire, disse à CNN que, mesmo com a retirada do ICE-CBP de Minneapolis, não havia garantias de que os agentes do DHS não se mudariam agora para outras cidades, como Trump insinuou, ou parariam de revistar casas de pessoas sem mandados judiciais e deter cidadãos americanos.

“É isso que está deixando as pessoas indignadas, e isso precisa ser corrigido”, disse Shaheen, que é integrante do Comitê de Dotações do Senado.

Autor: Folha

Destaques da Semana

PMPR entrega drone à Patrulha Costeira e equipamento já será usado no Carnaval

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou, na manhã...

Ex-marqueteiro do PT critica Lula e Janja no Carnaval do Rio

O ex-marqueteiro do PT João Santana criticou nesta quinta-feira...

ONU critica sanções dos EUA a Cuba

A porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para...

iPhone Flip segue em desenvolvimento pela Apple, aponta informante

A Apple pode lançar um iPhone dobrável de formato...

STf recebe denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia do...

Temas

Ex-marqueteiro do PT critica Lula e Janja no Carnaval do Rio

O ex-marqueteiro do PT João Santana criticou nesta quinta-feira...

ONU critica sanções dos EUA a Cuba

A porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para...

iPhone Flip segue em desenvolvimento pela Apple, aponta informante

A Apple pode lançar um iPhone dobrável de formato...

STf recebe denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia do...

Mendonça tem reunião de 2h com PF sobre caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas