quinta-feira, novembro 27, 2025

Blogueiro é preso por difamar membros de atual gestão municipal a mando de ex-secretários de saúde e educação, no PR


Operação da polícia mira ex-secretários e um blogueiro de Mandaguaçu
Um blogueiro de Mandaguaçu, no norte do Paraná, foi preso preventivamente por ser suspeito de difamar em redes sociais membros da atual gestão municipal. Segundo apurado pela Polícia Civil (PC-PR), as postagens com ofensas eram feitas a mando de dois ex-secretários, de saúde e e educação, da cidade.
Na manhã desta quinta-feira (27), os policiais cumpriram um mandado de prisão e um de busca e apreensão contra o blogueiro. Os dois ex-secretários também foram alvos de mandados de busca.
O g1 apurou que o blogueiro é Daniel Peres Alcazar, administrador de uma página nas redes sociais.
Ao g1, a defesa de Daniel disse que o cliente alega que somente colaborava com as postagens. Ele negou que tinha a intenção de ofender com as publicações e que elas tinham “caráter exclusivamente satírico”, com o objetivo “promover reflexão e humor por meio da crítica social”. Veja nota na íntegra abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp
Segundo o delegado Aldair da Silva Oliveira, a investigação começou após diversas pessoas que foram atacadas pelo blogueiro na internet, registrarem boletins de ocorrência contra ele. Em uma das publicações, um juiz da cidade foi ofendido.
No momento, ele é investigado em oito inquéritos policiais que apuram os crimes de importunação sexual, associação criminosa, crime de homofobia e difamação qualificada.
“Ele vinha sendo abastecido com informações, com apoio logístico e financeiro por parte de ex-integrantes da administração municipal anterior, que o incitavam a fazer essas postagens atacando sobretudo agentes públicos da atual administração. […] Ele atacava qualquer tipo de autoridade e desafeto através das redes sociais”, explicou o delegado.
Os nomes dos ex-secretários não foram divulgados pela polícia.
Caso está sendo investigado pela delegacia de Mandaguaçu.
Cleberson Sabino/RPC
Leia também:
Sarandi: Eletrodomésticos furtados são encontrados com vizinho após PM perceber detalhe em cerca elétrica
‘Sentimento de dever cumprido’: Após quase três meses de decisão do STF, criança do PR com doença rara toma remédio mais caro do mundo
Mais cara do mundo: Entenda o que envolve compra de vaca de R$ 54 milhões no Paraná
O que diz a defesa do blogueiro
“A defesa do blogueiro Daniel esclarece que seu representado nega qualquer intenção de ofensa ou prática ilícita em suas publicações, as quais, segundo ele, tinham caráter exclusivamente satírico. Seu objetivo sempre foi promover reflexão e humor por meio da crítica social, instrumento legítimo dentro de uma sociedade plural.
O representando manifesta preocupação quanto à possibilidade de restrição ao seu direito de liberdade de expressão, especialmente considerando que a sátira forma tradicional de crítica é protegida no âmbito constitucional por integrar o núcleo essencial da manifestação do pensamento.
Ressalta-se que o representado respeita profundamente as instituições e confia na correta atuação do Poder Judiciário. Por isso, todas as medidas jurídicas cabíveis estão sendo adotadas de modo sereno e responsável, sempre pelos meios adequados.
A defesa reforça que, neste momento, o propósito não é gerar conflito, mas assegurar que a situação seja analisada com equilíbrio, razoabilidade e observância das garantias constitucionais, incluindo o direito à crítica e à livre manifestação artística e humorística”.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
c
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img