Encontro discute sistemas de gestão esportiva, políticas públicas e modelo SAF, com participação de órgãos federais e entidades do futebol nacional
O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, nos dias 23 e 24 de fevereiro, uma reunião de trabalho vinculada ao projeto Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento busca uma troca de experiências entre o IPIE e o sistema esportivo brasileiro com o objetivo de coletar subsídios estratégicos para o aprimoramento das políticas públicas e da gestão do esporte no Brasil. Ao longo da programação serão discutidas estratégias relacionadas aos Sistemas de Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), à Gestão das Entidades Nacionais de Administração do Esporte (GENAE), à Rede Nacional de Treinamento (RNT) e à Rede de Desenvolvimento do Esporte (RDE).
De acordo com o coordenador do IPIE, professor Fernando Mezzadri, o projeto Monitoramento do Esporte é atualmente a maior iniciativa nacional voltada ao estudo da gestão e das políticas públicas do setor. O projeto utiliza dados e indicadores para qualificar os gestores esportivos e auxiliar na elaboração de políticas públicas de esporte nos municípios, estados, governo federal e demais entidades esportivas.
“Esse encontro procura fornecer um espaço para fomentar o debate e buscar soluções para lacunas identificadas, bem como oferecer oportunidade para conexão entre os diferentes entes (municípios, estados, governo federal, comitês, confederações, clubes) , em prol da consolidação da própria Lei Geral do Esporte, com seus níveis de prática e serviços cada vez mais incorporados no vocabulário dos dirigentes e gestores esportivos”, explica Mezzadri sobre o evento vinculado ao projeto.
As atividades serão fechadas para os participantes, com exceção do debate sobre as SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) e Governança, que será realizado no dia 23 no Departamento de Educação Física da UFPR. Para participar, é necessária inscrição disponível neste link. As vagas são limitadas.
Evento contará com representantes de clubes e do setor público
A programação da reunião de trabalho terá a presença de mais de 20 nomes das Secretarias Estaduais do Esporte, além de integrantes do Tribunal de Contas da União (Andréa Louise Aires Tavares) e dos Ministérios da Educação (Fernando Augusto Pimenta Kreismann); da Saúde (Laura Iumi Nobre Ota); do Esporte (Márcio Arbach e Vitor Evangelista Almada); da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cassia Damiani); bem como dos Direitos Humanos e da Cidadania (Alexandre da Silva).
O debate conta ainda com a participação de dirigentes e especialistas do futebol brasileiro, incluindo o Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (Ricardo Gluck Paul), bem como representantes da Federação Paranaense de Futebol (Robson Roberto Seerig) e dos clubes Vasco da Gama (Clarissa Arteiro), Botafogo (Daniel Pereira Junior), Atlético Mineiro (Fernando Henrique Monfardini Ferreira), Bahia (Thiago Dória Moreira) e Coritiba (Marianna Libano), que abordarão temas relacionados à Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O modelo está em franca expansão no país, associado a um processo de reestruturação da gestão esportiva.
Serviço
Reunião de trabalho – Monitoramento do Esporte Brasileiro
Data: 23 e 24 de fevereiro
Locais: Hotel Slaviero Torres e Departamento de Educação Física da UFPR
Debate sobre a Sociedade Anônima e Governança no Futebol – SAF
Data: 23/02, das 17h30 às 19 horas
Local: Auditório do Departamento de Educação Física da UFPR
Autor: Agencia Paraná








.gif)












