Lucas Pinheiro Braathen fez história neste sábado (14) ao conquistar a inédita medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno.
Em Milão-Cortina 2026, o atleta de 25 anos alcançou a marca total das duas descidas em 2m25s, após completar 1m11s08 na segunda descida na prova de slalom gigante.
O pódio de Lucas Pinheiro Braathen se tornou o único da América do Sul na Olimpíada.
Torcedor assumido do São Paulo, Lucas foi parabenizado pelo clube do coração nas redes sociais.
“HISTÓRICO! A primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno! E veio o ouro com o tricolor Lucas Pinheiro Braathen! Primeiro lugar no esqui alpino slalom gigante! Parabéns, Lucas!”, escreveu o Tricolor na postagem em homenagem ao atleta.
“Esse é o meu time, né? Eu cresci e o meu amor pelo São Paulo, o time do São Paulo, foi por causa do meu primo, o Lucas. E a gente sempre estava jogando futebol quando eu estava visitando o Brasil, quando estava crescendo. Eu jogava em Campinas, junto com o Lucas. E ele sempre disse que só tem um time que era para torcer, e esse é o time do São Paulo. Então, desde a infância, eu torci para São Paulo junto com ele”, declarou o atleta em entrevista ao SporTV.
Na entrevista após conquistar a medalha, Lucas expressou seu amor pelo futebol e compartilhou a emoção de ouvir o hino nacional brasileiro no pódio — uma experiência que ele já teve em algumas ocasiões no estádio do time paulista.
Filho de mãe brasileira e pai norueguês, Braathen decidiu representar o Brasil em 2024.
Lucas nos Jogos de Inverno
Com a conquista do ouro histórico, o Brasil alcança a histórica medalha nos Jogos de Inverno. Antes disso, a melhor participação do país havia sido nos Jogos de Turim de 2006 com o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross.
Lucas Pinheiro Braathen pode repetir o feito na próxima segunda-feira (16). Ele competirá no slalom a partir das 6h (de Brasília).
Autor: CNN Brasil




















