Inscrições vão de 5 a 17 de fevereiro e contemplam estudantes de graduação e mestrado
Por LabCD-UFPR
O Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (LabCD), realizado em parceria com o Ministério da Cultura, lançou o Edital n. 01/2026 para seleção de bolsistas de graduação e mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Letras, Artes e Comunicação.
O projeto oferece até três vagas para estudantes de graduação de cursos como ciências sociais, história, pedagogia, letras, produção cultural, comunicação institucional, secretariado executivo e áreas afins, além de até duas vagas para estudantes de graduação em jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, comunicação organizacional, design e áreas afins. Há ainda uma vaga destinada a discente de mestrado nas áreas de Comunicação.
As bolsas têm duração inicial de quatro meses, com possibilidade de renovação conforme o desempenho do bolsista e as demandas do projeto. Para estudantes de graduação, o valor mensal é de R$ 1.100, com dedicação de 20 horas semanais; para mestrandos, o valor é de R$ 3.500, com carga de 30 horas semanais, em atividades presenciais e remotas.
O LabCD tem como objetivo contribuir para a retomada das políticas digitais no Ministério da Cultura, integrando novas tecnologias e ancestralidades da cultura brasileira por meio do letramento digital, da linguagem simples, do design de políticas públicas e de soluções digitais voltadas à qualificação das políticas culturais e digitais do Estado brasileiro. As atividades previstas incluem pesquisa, formação, produção de materiais didáticos e informativos, desenvolvimento de indicadores e ações de comunicação em diferentes plataformas.
Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos elencados no edital, com bom rendimento acadêmico, disponibilidade para início imediato das atividades após convocação e que não recebam outra bolsa com exigência de exclusividade. As inscrições devem ser realizadas de 5 a 17 de fevereiro de 2026, por meio de formulário on-line disponível no edital.
O cronograma prevê análise de documentos no dia 18 de fevereiro, realização de entrevistas entre 19 e 23 de fevereiro e divulgação do resultado final até 25 de fevereiro de 2026. A convocação das pessoas selecionadas será feita a partir de 26 de fevereiro, e o início das atividades como bolsista está previsto até 2 de março de 2026.Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas ao e-mail do LabCD: [email protected]
Autor: Agencia Paraná




















