domingo, fevereiro 15, 2026
23.3 C
Pinhais

Carnaval: Veja cuidados para ter com a maquiagem no sol – 15/02/2026 – Primeira Pele

Em época de Carnaval, muitos foliões capricham na produção do visual para curtir o dia inteiro nos bloquinhos de rua. Mas ficar um período prolongado debaixo do sol com maquiagem no rosto exige uma atenção especial.

“A exposição solar por si só já deixa a nossa pele mais sensibilizada”, afirma a cosmetóloga Joyce Rodrigues. “Além disso, produtos deixados na pele por tempo prolongado podem gerar a obstrução dos poros, levando a acne ou irritações.”

A combinação de maquiagem, calor, suor e exposição solar prolongada pode desencadear ou agravar dermatites, irritações, alergias e facilitar o surgimento de acnes e inflamações cutâneas, explica Samara Kouzak, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por isso, passar protetor solar antes da maquiagem é indispensável. Kouzak indica aplicá-lo de 5 a 10 minutos antes de começar a se maquiar, para que seja absorvido. No dia a dia, ele deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, para atuar de forma eficaz.

Para o rosto, a quantidade recomendada é a de cerca de uma colher de chá —mais ou menos uma linha de protetor solar ao longo de dois a três dedos. Ele deve ser espalhado de forma uniforme.

As especialistas afirmam que é fundamental reaplicar o protetor solar ao longo do dia, mesmo maquiada, para manter o efeito de proteção —e também evitar que a pele fique queimada de forma desigual, sobretudo ao usar itens como lantejoulas e glitter. O mesmo vale para o resto do corpo.

A recomendação é retocá-lo a cada duas horas, ou em intervalos menores, caso a pessoa sue muito. Alguns modelos facilitam esse retoque, como o protetor em spray ou em bruma, que pode ser borrifado.

Evite aqueles em bastão ou o pó compacto com FSP, que têm eficácia inferior. “Como a maioria dos bastões têm alta cobertura, existe uma tendência a aplicar uma quantidade menor do que aquela necessária para atingir a proteção”, diz Kouzak.

Se surgirem sinais de irritação, como vermelhidão, ardor, coceira ou descamação, a dermatologista sugere suspender temporariamente o uso dos produtos, limpar e hidratar suavemente a pele.

Depois do passeio sob o sol, as especialistas afirmam que é muito importante remover a maquiagem por completo e fazer a limpeza correta. Kouzak indica usar produtos suaves, como água micelar ou cleansing oil, seguida de hidratação, para recuperar a barreira cutânea e evitar ressecamento ou manchas.

Além disso, a cosmetóloga Joyce Rodrigues diz para evitar usar itens como peeling, retinol, ácidos e esfoliantes após o longo período no sol. Para ajudar na regeneração da pele, ela sugere hidratantes com pantenol, e, para acalmar e refrescar, gel de aloa vera e brumas faciais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas