O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o processo de modernização da produção agropecuária e afirmou que a agricultura saiu da enxada e chegou aos tablets e smartphones. Ele participou, neste sábado (29), do City Farm FAG, evento em Cascavel, no Oeste do Estado, voltado à inovação no setor do agronegócio, organizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).
“A agricultura saiu da enxada e agora passou a estar nos tablets e smartphones. Por isso, a conectividade, a ciência, a pesquisa e a inovação cada vez mais fazem parte da consolidação da boa agricultura, daquilo que a gente produz no campo e que depois vai para a indústria para chegar a mais de 170 países”, afirmou o governador. “O Paraná não é apenas um produtor de alimentos, ele passou a ser o supermercado do mundo. Nós, hoje, somos referência em produzir alimentos com qualidade”.
O City Farm FAG, que reúne cerca de 100 expositores de todo o País, integra educação, ciência, inovação e desenvolvimento regional. Ele conecta produtores rurais a novas tecnologias, oferece experiências práticas aos estudantes, reúne empresas com soluções para produtividade e sustentabilidade e aproxima a comunidade da cultura, do turismo e do campo.
A feira científica e tecnológica deve atrair cerca de 20 mil visitantes, vindos do Paraná e de outros estados, oferecendo oportunidades para a integração universidade-empresa, além de servir como uma plataforma para acadêmicos, em campos relevantes da pesquisa agrocientífica.
“Este evento começou como um projeto de extensão universitária. Juntamente com os alunos, partimos para a pesquisa e entramos com a economicidade na quarta edição. Neste ano conseguimos desenvolver vários setores de economia da nossa região, colocando juntamente os nossos alunos para o conhecimento técnico-científico”, explicou o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, Adriano Ramos Cardoso.
“Este ano conseguimos reunir o pessoal da avicultura, avicultura de corte, de leite, agroindústrias, empresas da veterinária e da agronomia, setores agrícolas de toda a região e também o mercado regional de Cascavel e o entorno. Ele se tornou muito maior do que apenas um evento universitário”, ressaltou.
HOMENAGEM — Ratinho Junior foi homenageado durante o evento, junto com outras lideranças regionais, por ver o potencial da City Farm FAG na transformação da região e do Estado. “É uma alegria receber esta homenagem em um evento tão importante, que já entrou no calendário dos eventos do agronegócio paranaense, reconhecido pela Assembleia Legislativa, reconhecido pelo Governo do Estado. Estou feliz de ver tanto jovem participando desse ambiente acadêmico, que junta pesquisa, inovação e tecnologia para o agro”, complementou o governador.
Também foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos; os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco e Batatinha e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
SOBRE A FAG – Sediada em Cascavel, com extensão em Toledo, a FAG conta com 48 cursos de graduação, na modalidade presencial, e 25 de educação à distância (EAD), além de cursos de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.
Em 2023, recebeu conceito máximo (nota 5) no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), referente às dimensões Planejamento Institucional, Desenvolvimento, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura, posicionando-se como um dos centros universitários mais conceituados do País.
PRESENÇAS — Participaram do evento os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; e do Turismo, Leonaldo Paranhos; os diretores-presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; e da Cohapar, Jorge Lange; o reitor do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz; o ex-senador Acir Gurgacz; e o prefeito Maripá e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo Schanoski; e outras autoridades.






