domingo, fevereiro 15, 2026
22.2 C
Pinhais

Lucas Pinheiro entra como favorito em prova nesta segunda – 15/02/2026 – Esporte

Depois de conquistar a primeira medalha para o Brasil em Jogos de Inverno, o brasileiro-norueguês Lucas Pinheiro Braathen busca subir novamente ao pódio nos Jogos de Milão-Cortina nesta segunda-feira (16). O atleta disputará a prova de slalom, em Bormio, norte da Itália.

Por sorteio realizado neste domingo, Lucas será o sexto esquiador a fazer a primeira descida no Centro de Esqui Stelvio, a partir das 10h locais (6h de Brasília). O desempenho nessa prova definirá a posição da segunda descida, a partir das 13h30 (9h30 de Brasília). Lucas é considerado o favorito depois do ouro obtido no sábado (14) no slalom gigante.

Um de seus adversários será o francês Clément Noël, que levou o ouro em Pequim-2022 –ele será o quarto a fazer a primeira descida. O suíço Loic Meillard, bronze no slalom gigante, duas posições atrás de Lucas, será o segundo a competir. Os brasileiros Christian Soevik e Giovanni Ongaro vão largar, respectivamente, em 43º e 57º.

Tanto o slalom quanto o slalom gigante são consideradas categorias técnicas do esqui alpino. Diferentemente do gigante, a prova desta segunda é mais curta, com até 60 segundos, e tem mais curvas, com portas mais próximas umas das outras. Os tempos das duas descidas do dia são somados para a classificação final.

Neste domingo (15), Lucas voltou às pistas para treinos leves e para entender como estava a neve em Bormio. Também fez a escolha dos esquis que usará amanhã, passou por sessão de fisioterapia e descansou. Nas redes sociais, publicou vídeo em que assistia, com familiares e amigos, à vitória da italiana Federica Brignone no slalom gigante. Foi o segundo ouro de Brignone nestes Jogos.

Sobre o “dia histórico” deste sábado, o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Marco La Porta, afirmou neste domingo que o resultado obtido por Lucas vai ajudar a alavancar os esportes de inverno no país. “Lucas é um atleta fantástico, muito focado, que entendeu muito bem o que é ser brasileiro”, disse.

Para Anders Petterson, presidente da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), a conquista do ouro foi um trabalho em equipe. “Foi um trabalho minucioso, que não começou ontem e que envolveu o COB, a CBDN, a equipe de Lucas. Sem essa parceria e esse trabalho em conjunto, não teria dado o resultado fantástico que tivemos”, afirmou.

O ouro foi destaque na imprensa italiana. O jornal La Repubblica publicou a conquista com o título “O samba de Braathen. O Brasil é ouro no [slalom] gigante: ‘Se você acredita, você consegue’”, relembrando a trajetória dele pela Noruega e agora pelo Brasil. “Um jovem diferente, extrovertido, com técnica nórdica e coração quente”, escreveu a repórter.

No Corriere della Sera, explicações sobre “quem é Lucas Braathen, o esquiador brasileiro que ganhou uma medalha de ouro histórica no [slalom] gigante das Olimpíadas“, com trechos da conversa entre ele e o italiano Alberto Tomba, 59, cinco medalhas nas categorias técnicas em Jogos de Inverno. Lucas falou por telefone com Tomba, com transmissão ao vivo em um canal televisivo italiano logo após a vitória. “Parabéns, Lucas. Medalha de ouro para o Brasil, você acredita nisso? Você é o melhor”, disse o ex-atleta.

O norte-americano The New York Times também comentou a performance, com o título “Uma Olimpíada de estreias: Brasil e Cazaquistão conquistam medalhas de ouro surpreendentes”, sobre as vitórias do esquiador brasileiro-norueguês e do patinador Mikhail Shaidorov, do Cazaquistão, que venceu depois da performance desastrosa do norte-americano Ilia Malinin.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas