domingo, novembro 30, 2025

Rosana Valle está sendo ‘testada’ para o senado paulista, diz Valdemar

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, revelou que o partido está “testando” o nome da deputada federal Rosana Valle (PL-SP) para eventual candidatura ao Senado por São Paulo. A declaração ocorreu neste sábado (29), durante um evento do PL Mulher em Mogi das Cruzes (SP).

Rosana é presidente estadual do PL mulher em São Paulo. Na Câmara, integra a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. A jornalista foi filiada ao PSB até 2022, quando deixou a sigla para entrar no PL. Em 2024, perdeu a disputa pela prefeitura de Santos para Rogério Santos (Republicanos).

VEJA TAMBÉM:

  • Deputada defende obstrução aos projetos do governo até votação do PL da Anistia
  • Sem Eduardo e após recuos de Derrite no PL antifacção, Mello Araújo ganha força para o Senado

PL permanece com Marcos Pontes no Senado paulista até 2031

Por enquanto, as pesquisas mostram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), e o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) como os nomes mais considerados pela direita. Eduardo, porém, está nos Estados Unidos e enfrenta uma ação penal no Brasil. Sua volta ao Brasil o colocaria ao alcance do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, abrindo risco de prisão. Derrite assumiu temporariamente o cargo de deputado federal para relatar o PL antifacção, mas já anunciou que pretende voltar à Câmara.

No campo da esquerda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lideram. Outros nomes citados nas pesquisas incluem o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) e, à direita, o vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo (PL).

Em 2026, estarão em disputa duas das três cadeiras de cada unidade da federação. A eleição é majoritária, o que significa que são eleitos os candidatos com mais votos, sem cálculos de proporção por partidos. Os atuais ocupantes da bancada paulista no Senado são Marcos Pontes (PL), Giordano (MDB) e Mara Gabrilli (PSD). Pontes foi o último a ser eleito, em 2022, vencendo o atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB). Com isso, seu mandato vai até 2031.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img