A Prefeitura de São Paulo vai aplicar R$ 37,5 milhões em recursos públicos nas ações de fim de ano. A gestão destaca uma atenção especial ao Natal, que, segundo a administração, não recebia um investimento desse porte havia pelo menos dez anos.
A meta declarada é superar Gramado (RS), diz o secretário de Cultura, Totó Parente. “Eles ainda são o grande símbolo do Natal no Brasil.”
A estimativa é que os investimentos na programação de fim de ano —Natal, Corrida de São Silvestre e Réveillon— gerem um impacto de R$ 2 bilhões na economia da cidade. O cálculo foi feito pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a pedido da Secretaria Municipal da Cultura.
Totó Parente diz que a cidade ampliou a programação de Natal com atrações no centro, nas 32 subprefeituras e em todos os equipamentos culturais da pasta.
Ele destaca ainda a rede de 32 cinemas municipais gratuitos e na periferia, que vão exibir conteúdos natalinos durante o período. Segundo ele, São Paulo tem condições de disputar o protagonismo do calendário de fim de ano.
A estratégia se apoia na infraestrutura existente na cidade. “Temos logística, milhares de hotéis e um mercado cultural único”, afirma.
Ele destaca ainda que o impacto econômico projetado considera toda a cadeia envolvida nos eventos. “Você calcula tudo: o taxista, o motorista de aplicativo, o garçom, o restaurante, até quem engraxa sapato”, diz.
A FGV acompanhará o período de forma contínua, com divulgação do resultado consolidado no dia 2 de janeiro.
O Réveillon da cidade também terá uma lista de atrações reforçada. O palco da virada receberá Ana Castela, Maiara & Maraisa e João Gomes. “Nosso line-up deste ano não vai fazer inveja a nenhum Ano-Novo. Estamos trazendo artistas que falam com o povo”, diz Parente.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
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