segunda-feira, dezembro 1, 2025

Paraná lança programa para incentivar transportadores a usar combustíveis renováveis

O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à ampliação do uso de combustíveis renováveis no transporte de cargas dentro do Estado com o lançamento do Programa de Descarbonização de Frotas Paraná. Ele aconteceu no Palácio das Araucárias nesta segunda-feira (1). O programa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar).

O Paraná já possui potencial para consumo em escala de biometano – matriz energética 100% renovável e sustentável – no transporte. Com o programa, a ideia é ampliar as estratégias para promover uma economia de baixo carbono, fortalecer a cadeia produtiva do biogás e do biometano e modernizar o setor logístico. Esses combustíveis também podem ser economicamente mais atrativos para o consumidor, especialmente no transporte de cargas.

O Paraná possui atualmente 490 unidades produtoras de biogás, com capacidade instalada de cerca de 460 milhões de metros cúbicos por ano, mas utiliza apenas 5% desse potencial. O novo programa busca transformar essa capacidade em oportunidade para o setor de transporte, responsável pela maior parte da movimentação de mercadorias.

Com uma frota aproximada de 300 mil caminhões emplacados, o Paraná tem um corredor logístico estratégico para o Sul e o Sudeste. “A adoção gradual do biometano pode reduzir custos operacionais, ampliar a eficiência energética e consolidar o Estado como referência nacional em mobilidade sustentável. Estamos unindo produção e demanda de forma estratégica. O Paraná já tem uma base sólida de produção de biogás e biometano, mas agora estamos criando as condições para que essa energia chegue ao transporte”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil.

“É uma ação que moderniza a logística, reduz custos e fortalece o papel do Estado na transição energética. Quando um caminhão deixa de usar diesel e passa a rodar com biometano, toda a cadeia ganha: o produtor, a transportadora e o meio ambiente”, afirmou.

O Programa Descarbonização de Frotas Paraná complementa iniciativas já em andamento, como o Plano Estadual de Descarbonização, o Renova Paraná e o Comitê do Biogás, consolidando uma política integrada para eficiência energética e sustentabilidade.

“Para o setor de transporte, este programa representa um divisor de águas, porque o transporte é essencial para a economia e, agora, passa a ser também protagonista na descarbonização”, ressaltou o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli.

O lançamento contou com a participação de empresários, sindicatos regionais de transporte e transportadoras associadas. A expectativa é que o programa gere novas oportunidades de negócio, fortaleça a economia regional e impulsione o uso de combustíveis renováveis em larga escala.

“O Programa de Descarbonização de Frotas Paraná conecta produção e demanda, aproximando o biometano das transportadoras e fortalecendo toda a cadeia logística do Estado. Esse é um passo importante para reduzir custos, inovar e tornar o transporte paranaense mais sustentável e competitivo”, afirmou Rodrigo Becegato, assessor técnico da SEIC.

br>Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img