O sabor defumado do tender combina bem com especiarias e complementos adocicados. Para a ceia de Natal, a chef Carla Pernambuco sugere comprar um presunto defumado com osso.
“O sabor é mais complexo e a defumação, natural e mais acentuada. Mas é mais caro”, afirma. Veja, a seguir, como fazer uma versão com suco de mexerica e vinho branco seco.
TENDER DE NATAL
Rendimento: 8 a 10 porções
Ingredientes
- 1 talo de alho-poró picado
- 1 cenoura picada
- 2 cebolas grandes picadas
- ½ xícara de xarope de maple
- 1 e ½ xícara de vinho branco seco
- Suco de 6 mexericas
- ¼ de xícara de mostarda
- 1 presunto defumado de 3 a 4 kg
- 1 dúzia de cravos (opcional)
Preparo
- Em uma assadeira, coloque os legumes picados. À parte, em uma tigela, misture o xarope de maple, o vinho, o suco e a mostarda e jogue sobre os legumes.
- Coloque o tender por cima desta camada e, com uma faca, faça cortes superficiais, formando losangos. Leve ao forno preaquecido em 180ºC, por 30 minutos, sem cobrir. Retire, espete os cravos no cruzamento das ranhuras, cubra com papel-alumínio e volte ao forno, a 160ºC, por mais 1 hora, regando de vez em quando com o líquido da assadeira.
- Remova o papel-alumínio e leve ao forno de novo, até dourar —se o caldo começar a secar, acrescente um pouco de água quente.
- Retire do forno, passe o tender para outra travessa e passe o molho com os legumes por uma peneira, apertando bem. Leve ao fogo para apurar e sirva à parte.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?





