Divulgação indica aumento na quantidade dos cursos stricto sensu da Universidade com conceito máximo de avaliação (notas 6 e 7)
O resultado preliminar da Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), indica que 29,1% dos programas avaliados na Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram conceito máximo de excelência, notas 6 e 7. Além disso, 43 PPGs estão nos níveis 5, 6 e 7 – número que representa 54,4% do total da instituição.
Em comparação ao ano anterior, ocorreu um crescimento de 27,8% no número de programas de excelência, saltando de 18 para 23. Além disso, mais da metade dos programas ao menos manteve a nota que obteve na avaliação anterior.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPR, professora Edneia Cavalieri, em post veiculado no perfil da Reitoria nas redes sociais, ressaltou o trabalho realizado para compilar os relatórios de publicação e todos os dados importantes para a avaliação da Capes. Para ela, tal ação facilita o trabalho dos coordenadores dos PPGs para que “eles consigam trabalhar os dados do programa de pós-graduação de uma maneira mais simples, mas com todas as ferramentas e com todas as informações necessárias para que o programa de fato alcance a excelência”.
Já a coordenadora de pós-graduação stricto sensu da Universidade, Paula Araujo, afirmou no mesmo vídeo que no último ano foram criadas pela instituição ações “buscando a capacitação dos coordenadores, das secretarias e também dos discentes, para que eles possam conhecer um pouco melhor a avaliação” feita pela Capes.
Avaliação Quadrienal
O Sistema de Avaliação da Capes é estruturado em dois processos complementares, que acompanham, ao longo de quatro anos, os cursos de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais, considerando tanto a entrada quanto a permanência e o desempenho dos programas.
A avaliação segue critérios e quesitos previamente estabelecidos e abrange 50 áreas do conhecimento. As instituições de ensino superior enviam, anualmente, informações por meio do aplicativo Coleta de Dados, que são consolidadas pelo corpo técnico da Capes.
As propostas dos programas de pós-graduação são analisadas por comissões de especialistas, que elaboram relatórios e atribuem notas de 1 a 7 a cada curso. Em etapa posterior, relatores avaliam os pareceres emitidos e definem a recomendação dos cursos e a nota final, que é encaminhada ao Ministério da Educação para aprovação e renovação do reconhecimento.
Autor: Agencia Paraná






