A Escola Fundação Itaú oferece cursos autoformativos ligados à música e à matemática. Todos são gratuitos e estão disponíveis em www.fundacaoitau.org.br/escola.
Entre os cursos, Música e matemática: uma harmonia perfeita, tem aulas ministradas pelo professor de matemática Cadu Souza e pelo artista Paulo Nenflidio para promover um diálogo criativo e educativo entre essas duas áreas, por meio de ritmos, escalas, lógica e construção de instrumento.
As aulas alternam momentos de contemplação com atividades práticas e aprofundamento teórico, buscando ampliar a percepção dos participantes em relação à linguagem musical e sobre conceitos da matemática.
O objetivo é apresentar obras que dialoguem com conceitos matemáticos, desenvolver conceitos desta matéria a partir de experiências musicais e propor atividades didáticas que possam ser aplicadas em sala de aula.
Dividido em cinco módulos, o curso é dirigido para educadores, professores de matemática e de arte do ensino fundamental II, e aos interessados em geral. No final do curso será expedido um certificado, de acordo com regulamento da Escola Fundação Itaú.
O módulo 1 traz a história da relação entre música e matemática, no intuito de que o participante aprenda como essas duas áreas do conhecimento se influenciaram mutuamente ao longo do tempo, através de um panorama da relação entre elas desde a Grécia Antiga até o século 20.
No módulo 2 é explorada a relação entre ritmos musicais e o conceito matemático do mínimo múltiplo comum (m.m.c.), e a periodicidade em fenômenos físicos, como o movimento de pêndulos e sua aplicação na música experimental.
No módulo 3 é apresentado a relação matemática entre tempo e frequência, mostrando como eles estão presentes na música, por meio de experimentos práticos com violão e obras de arte sonoras.
Construindo instrumentos musicais, o módulo 4, leva à construção de instrumentos simples, como tubos sonoros e um bicórdio 3D (um instrumento de corda), para a compreensão de como o tamanho e a forma desses instrumentos influenciam na prática dos sons que produzem.
No módulo 5 é abordado o uso da matemática para a criação de sons eletrônicos e analisado como operações lógicas simples podem ser usadas para gerar padrões sonoros que imitam elementos da natureza. Este módulo conta, ainda, com uma atividade prática, na qual será orientado o uso da plataforma Arduino, que simula essa sonoridade, para compreender os conceitos de lógica, frequência e repetição.
Na Escola Fundação Itaú existem outros cursos autoformativos ligados à música e à matemática. Entre eles, Constelação das Artes – história da música e sonoridades brasileiras, Constelação das artes – musicalidades indígenas no Brasil, Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos e Matemática antirracista.
Esta é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a arte de amealhar os sons aliada à ciência dos números, quantidades, formas e estruturas.
Para mais detalhes de outros cursos acesse www.fundacaoitau.org.br/escola.
Boas aulas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha






