domingo, fevereiro 22, 2026
17.2 C
Pinhais

Lula é recebido pelo primeiro-ministro da Índia em Nova Délhi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na madrugada deste sábado (21), da cerimônia oficial de boas-vindas em Nova Délhi, na Índia. Ele foi recebido pelo primeiro-ministro Narendra Modi.

A cerimônia ocorreu às 7h30 no horário local (2h30, em Brasília). O encontro entre os dois líderes deve tratar as respectivas impressões sobre a conjuntura mundial.

Lula está acompanhado por uma comitiva composta de 11 ministros, quatro parlamentares e outras autoridades. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, embarcou com o presidente, mas seguiu viagem direto para Seul, capital da Coreia do Sul, onde Lula também cumpre agenda a partir do dia 23 de fevereiro.

Antes de chega a Nova Délhi, a comitiva brasileira participou Cúpula de Inteligência Artificial, realizada em 19 e 20 de fevereiro. No evento, foram discutidos temas como a democratização de recursos para o uso de IA e o uso da tecnologia para o bem-estar social e o desenvolvimento econômico.

O presidente Lula, no entanto, cancelou a participação no evento. Ele faria o principal discurso do evento.

Na ausência de Lula, o evento contou com a participação de seis ministros brasileiros: Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Esther Dweck (Gestão), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde).

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente cancelou a participação porque houve atraso em uma entrevista que ele concedeu à Índia Today, uma TV indiana. Com o atraso, ele não teria tido tempo de se deslocar até o local da cúpula.

Com informações de Anna Júlia Lopes e Américo Martins, da CNN Brasil

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas