domingo, fevereiro 22, 2026
17.4 C
Pinhais

Esquiador norueguês quebra recorde com sexto ouro olímpico – 21/02/2026 – Esporte

Johannes Klaebo liderou uma varrida norueguesa no pódio da prova masculina de 50 km clássico do esqui cross-country neste sábado (21) para conquistar seu sexto ouro nos Jogos de Milão-Cortina e quebrar o recorde de mais títulos em uma única edição das Olimpíadas de Inverno.

A vitória de “Rei Klaebo”, como é chamado pelos fãs, supera o recorde de cinco medalhas de ouro do patinador de velocidade americano Eric Heiden nos Jogos de Inverno de 1980 em Lake Placid, Nova York. Foi o 11º ouro na carreira do atleta de 29 anos, tornando-o o segundo colocado no ranking de títulos olímpicos, atrás apenas do nadador americano Michael Phelps, que tem 23.

“É inacreditável. Depois de vencer o Mundial no ano passado, sabíamos que era possível, mas conseguir fazer isso, é difícil encontrar as palavras certas”, disse Klaebo após a prova.

Klaebo fez parte de um trio de esquiadores noruegueses que se distanciou do pelotão no início da prova, enquanto Martin Loewstroem Nyenget impunha o ritmo e parecia pronto para disputar o ouro.

Klaebo disparou, no entanto, na subida final da competição, atacando a mesma ladeira onde deixou competidores para trás em outras provas nestes Jogos.

“Há escolhas a fazer e fizemos todas as escolhas certas este ano. Mentalmente, estive em um lugar melhor do que estava no ano passado e estou me divertindo muito competindo agora”, disse ele.

“Os mais fortes do mundo”

Nyenget ficou com a prata, terminando 8,9 segundos atrás de Klaebo, e o bronze foi para Emil Iversen, que acompanhou seus companheiros de equipe durante boa parte da prova, mas terminou 30,7 segundos atrás do líder.

“É surreal o que fizemos hoje. Nos distanciamos de todos os outros, e éramos os três esquiadores mais fortes do mundo. Eu sou um desses três”, disse Iversen.

O francês Theo Schely, que terminou em quarto lugar, cruzou a linha de chegada quase três minutos atrás de Klaebo.

Embora Klaebo tenha encerrado a prova com uma vantagem confortável, ele desabou na linha de chegada em uma demonstração incomum de exaustão para o esquiador que dominou todas as seis provas masculinas de esqui cross-country nestes Jogos.

Harald Oestberg Amundsen, da Noruega, e Iivo Niskanen, da Finlândia, que estavam no grupo da frente no início e eram vistos como candidatos a medalhas, abandonaram em uma subida por volta dos 37 minutos de prova, com cerca de 15 km completados.

Niskanen estava lidando com uma doença durante toda a semana, enquanto Amundsen disse que uma indisposição antes dos Jogos prejudicou seu desempenho.

“Quando percebi que não estava competindo por medalhas hoje, achei que era hora de me concentrar para não me desgastar demais lá fora”, disse Niskanen após abandonar a prova.

Os medalhistas olímpicos Federico Pellegrino, da Itália, e Ben Ogden, dos Estados Unidos, também não competiram devido a problemas de saúde.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas