Se ainda havia alguma dúvida de que Tom Brady é um proprietário minoritário dos Raiders apenas nominalmente, o principal acionista, Mark Davis, esclareceu a situação ao dar início à busca pelo 15º técnico da franquia desde a virada do século.
Brady, que teve sua participação minoritária nos Raiders aprovada pela NFL (National Football League) na última temporada, estava nas instalações do time para coordenar com a diretoria o planejamento de Las Vegas para 2026. O primeiro passo foi a demissão de Pete Carroll, que terminou sua única temporada com um recorde de 3 vitórias e 14 derrotas, o pior da liga.
“Daqui para frente, o gerente geral John Spytek liderará todas as operações de futebol em estreita colaboração com Tom Brady, incluindo a busca pelo próximo treinador principal do clube”, disse Davis em um breve comunicado na segunda-feira.
Mas a mensagem foi clara e inequívoca: Brady está no comando das decisões em Las Vegas, uma franquia com um retrospecto acumulado de 21 vitórias e 47 derrotas desde o fim da temporada de 2021.
A consternação pública e privada entre os donos de times da NFL surgiu quando a liga aprovou a participação de Brady na propriedade dos Raiders, ao mesmo tempo em que ele tinha acesso a treinadores assistentes e jogadores durante as reuniões de produção da semana de jogos para seu outro trabalho como analista de jogos da Fox Sports.
Brady também tem influência na próxima grande decisão que aguarda os Raiders: como investir a primeira escolha geral do draft. Ele tem elogiado bastante o quarterback de Indiana, Fernando Mendoza, vencedor do Troféu Heisman pelos invictos Hoosiers e atualmente o favorito nas apostas para ser a primeira escolha em abril.
Os Raiders não têm a primeira escolha do draft desde 2007. Naquela ocasião, eles selecionaram o quarterback JaMarcus Russell, da LSU, que foi uma decepção sob o comando do então técnico Lane Kiffin.
Davis não precisou apresentar Spytek e Brady, que foram colegas de time na faculdade em Michigan. Spytek, anteriormente gerente geral assistente dos Buccaneers, também foi fundamental para trazer Brady para Tampa Bay como agente livre em 2020.
“Nossa visão do futebol é parecida”, disse Spytek. “Mas não é a mesma coisa. Temos muitas discussões e discordâncias, e não tenho medo de dizer isso a ele. Acho que é por isso que ele gosta de mim. Mas acredito que temos visões semelhantes. Ambos tivemos muito sucesso com essa perspectiva, e acho que sabemos o que queremos, e agora cabe a nós ir atrás disso.”
Os treinadores principais dos Raiders (incluindo os interinos) desde 2000 foram: Pete Carroll (2025), Antonio Pierce (2023-24), Josh McDaniels (2022-23), Rich Bisaccia (2021), Jon Gruden (2018-21, 1998-2001), Jack Del Rio (2015-17), Tony Sparano (2014), Dennis Allen (2012-14), Hue Jackson (2011), Tom Cable (2008-10), Lane Kiffin (2007-08), Art Shell (2006), Norv Turner (2004-05) e Bill Callahan (2001-02).
Autor: Folha






